O programa Hiperdia foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2002, no Plano de Reorganização da Atenção a Hipertensão Arterial Sistêmica e ao Di-abetes Mellitus, estabelecendo metas e diretrizes para ampliar ações de prevenção, di-agnóstico, tratamento e controle dessas doenças, mediante a reorganização do trabalho de ...
A tabela 2 mostra que o agente comunitário de saúde (ACS) é o profissional mais atuante na realização de orientações aos usuários sobre a hipertensão arterial e diabetes mellitus (53,9%), seguido pelo enfermeiro (22,6%).
A visita domiciliar permitiu um olhar in locus da realidade do usuário do PSF e se constitui em importante instrumento na Estratégia Saúde da Família, identificando determinantes do processo saúde-doença percebidos no ambiente em que vivem as famílias e possibilitando promoção da saúde por meio da educação em saúde.
O momento da visita domiciliar representa uma possibilidade de ampliação de vínculo com os familiares, serve de subsidio para a elaboração de diagnóstico situacional com base na realidade local, oportuniza uma atenção mais humanizada e consequentemente maior responsabilização dos profissionais com as necessidades de ...
A VD é uma atividade central do processo de trabalho do ACS e deve ser realizada com frequência média de uma visita família/mês, sendo que as famílias com maior necessidade deverão ser visitadas com mais frequência 9. Ministério da Saúde.
II – o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.”.
A dispensa de agente comunitária de saúde, admitida mediante processo seletivo público, somente se admite na ocorrência de alguma das causas taxativamente elencadas no artigo 10 da Lei Federal nº 11.
desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco- acompanhar, ...
O Agente deve identificar regiões que sejam mais vulneráveis para o surgimento e transmissão de doenças. Ele deve ser capaz de observar essas zonas de risco e planejar a sua ação para reduzir o risco associado a elas. Também é interessante que o Agente tenha noções de cartografia, isto é, que saiba ler mapas.
Segundo a Lei Federal nº 11.
Parâmetros para o funcionamento do SUS; Saúde e Doença: Promoção à saúde. Prevenção e controle de infecções. Prevenção de agravos. Atuação da Enfermagem na detecção e no controle de doenças; Introdução à Enfermagem: Origem e evolução da Enfermagem.
Integralidade e hierarquização/regionalização. Universalidade e integralidade. Equidade e Hierarquização. Controle Social e preservação da autonomia.
Avaliação gerencial – (somente para os colaboradores CEJAM); Prova múltipla escolha - Será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 questões conhecimentos específicos, 10 questões de língua portuguesa, 5 questões de matemática e 5 conhecimentos gerais.
Questões de Procedimentos de enfermagem em geral. Questões de A unidade do paciente. Questões de Transporte de pacientes....São considerados artigos críticos de uso hospitalar:
Fernando Proença de Gouvêa formaram o trio que, junto a um grupo de médicos e profissionais, fundou o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” - CEJAM, organização social sem fins lucrativos que hoje é modelo na promoção e na gestão da Atenção à Saúde Pública em todo o Brasil. Com cerca de 90 anos, Dr.
Saúde é qualidade de vida, é estar próximo de quem se ama, é poder realizar os sonhos. Saúde é também o estado de completo bem-estar físico, mental e social, seja na vida pessoal ou profissional. Saúde é a ausência de doença, é o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano, é a falta de dor.
Durante muito tempo, a saúde foi entendida simplesmente como o estado de ausência de doença. Considerada insatisfatória, esta definição de saúde foi substituída por outra, que engloba bem-estar físico, mental e social.
Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.
Uma antiga definição de saúde fazia referência apenas à ausência de doenças. Mas, atualmente, compreende-se a saúde como um conjunto de ações, hábitos e condições que proporcionam o bem-estar geral do ser humano: a qualidade de vida.
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.
Resposta: Saúde é estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. Em outras palavras é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.