Entre cargas de sinal diferente, a resultante do campo elétrico aponta sempre em direção a outra carga. Com isso, surge a força de atração elétrica.
O conceito de campo elétrico foi proposto pela primeira vez por Michel Faraday , surgindo da necessidade de explicar a ação das forças elétricas à distância. Esse fenômeno foi fundamental em sua demonstração da indução eletromagnética em 1831, com a qual verificou as ligações entre magnetismo e eletricidade .
A partir daí, é possível avançar matematicamente incorporando a Lei de Coulomb, obtendo que E = F / q = 1 / 4πϵ 0 = (q i / r 2 ) .ȓ i , onde ȓ i são os vetores unitários que marcam a direção de a linha que une cada carga q i com cada carga q.
O campo elétrico tem inúmeras aplicações em tecnologia e ciência. Algumas das aplicações mais importantes são:
O campo elétrico é uma grandeza vetorial que descreve a força elétrica que age sobre uma carga elétrica de teste em um ponto no espaço. O campo elétrico é simbolizado pela letra E e sua unidade de medida é o newton por coulomb (N/C), mas há como usar também o Volt por metro (V/m).
Para calcular o campo elétrico gerado por várias cargas elétricas, é necessário somar os campos elétricos gerados por cada carga individualmente. Isso pode ser feito utilizando o princípio da superposição, que afirma que o campo elétrico resultante em um ponto no espaço é a soma vetorial dos campos elétricos gerados por cada carga elétrica individualmente.
Campo elétrico é um conceito fundamental da física que descreve a interação entre partículas eletricamente carregadas. Ele é responsável por explicar fenômenos elétricos, tais como o movimento de cargas elétricas em um condutor ou o comportamento de um capacitor.
Um campo elétrico é um campo físico ou região do espaço que interage com cargas elétricas ou corpos carregados por meio de uma força elétrica . Sua representação por meio de um modelo descreve a maneira como diferentes corpos e sistemas de natureza elétrica interagem com ele.
Em termos físicos, é um campo vetorial no qual uma dada carga elétrica (q) sofre os efeitos de uma força elétrica (F) .
Uma contribuição posterior ao campo elétrico foi a de James Maxwell, cujas equações descreveram múltiplos aspectos da dinâmica elétrica desses campos, especialmente em sua Teoria Dinâmica do Campo Eletromagnético (1865).
A teoria de Maxwell foi um grande avanço na compreensão dos fenômenos elétricos e permitiu o desenvolvimento da tecnologia elétrica, tais como a televisão, o rádio e o telefone.
Para calculá-lo, utiliza-se a fórmula F = qE , levando em consideração que se a carga for positiva (q> 0), a força elétrica terá o mesmo sinal do campo eq se moverá na mesma direção; ao passo que se a carga for negativa (q <0), tudo acontecerá ao contrário.
Onde: k é a constante eletrostática, igual a 9 x 10⁹ N.m2/C2, Q é a carga elétrica da partícula geradora do campo, r é a distância entre a partícula geradora e o ponto P no espaço, e E é o campo elétrico resultante no ponto P.
Os campos elétricos não são mensuráveis diretamente , com qualquer tipo de dispositivo. Mas é possível observar seu efeito sobre uma carga localizada em sua vizinhança, ou seja, é possível medir a força que atua sobre a carga (intensidade). Newton / coulomb (N / C) são usados para isso.
Onde F é a força eléctrica que actua sobre a carga q eléctrica inserido no campo com intensidade de E . Observe que F e E são grandezas vetoriais, dotadas de sentido e direção.
Maxwell propôs que as cargas elétricas não interagem diretamente, mas sim através de um campo que permeia o espaço em torno delas. Ele mostrou que as cargas geram um campo elétrico, que se propaga no espaço e pode ser detectado por outras cargas.
A intensidade do campo elétrico é uma grandeza vetorial que representa a força elétrica F atuando sobre uma dada carga em uma quantidade precisa de Newton / Coulomb (N / C). Essa magnitude costuma ser chamada simplesmente de “campo elétrico”, porque o campo em si não pode ser medido, mas seu efeito em uma determinada carga.
Assim, um campo elétrico é aquela região do espaço que foi modificada pela presença de uma carga elétrica. Se essa carga for positiva, ela gera linhas de campo elétrico que “começam” na carga e se estendem para fora em uma direção radial. Se, por outro lado, a carga for negativa, as linhas de campo “morrem” na carga. Se uma carga se aproxima da região do espaço onde existe um campo elétrico, ela experimentará uma força elétrica com uma direção e sentido.
Para calcular o campo elétrico gerado por uma carga elétrica, é necessário utilizar a lei de Coulomb, que descreve a força elétrica entre duas cargas elétricas. Segundo a Coulomb, a força elétrica entre duas cargas é proporcional (diretamente) ao produto das cargas, mas é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as mesmas.