A implantação embrionária é o evento que marca o início da gravidez em si. Também chamada de nidação ou fixação, a implantação embrionária deve acontecer entre 5 e 7 dias após a fusão dos pronúcleos dos gametas masculino e feminino, tanto na concepção natural quanto na reprodução assistida.
O período que o embrião possui para conseguir se implantar, aproveitando a receptividade do endométrio, é chamado de janela de implantação e pode durar entre 24h e 36h. Se o embrião chegar até o útero em um tempo “fora” da janela de implantação, a gravidez não ocorre.
O dia ideal para transferência do embrião ao útero também é determinada com o resultado do exame. Essa data costuma ser entre os dias 18 e 21 do ciclo menstrual da mulher, correspondentes aos dias após ovulação.
A idade gestacional no tratamento de FIV não começa a partir do dia da transferência do embrião para o útero. A idade gestacional é determinada pela idade do feto e não pelo tempo que ele está sendo carregado no útero. Sendo assim, se você transferiu um embrião para o seu útero, o embrião já tem uma idade calculada.
Por isso, o mais recomendado é que a mulher espere por pelo menos um mês, para depois fazer o teste de gravidez. Com uma semana de atraso, já é possível realizar o teste, tanto de farmácia, quanto o sanguíneo, para saber com precisão se a mulher está grávida após se submeter aos tratamentos de fertilização in vitro.
Exercício: o exercício moderado para o casal melhora as qualidades dos gametas e os resultados da FIV. Por outro lado, exercício vigoroso para as mulheres está associado com piores resultados na fertilização.
Dicas fundamentais para a dieta da fertilidade
Ter uma quantidade maior de óvulos saudáveis ajuda a aumentar as chances de gravidez na FIV, por isso a etapa da estimulação ovariana é tão importante. Durante esta etapa, que dura cerca de 10 a 15 dias, a paciente tem que aplicar hormônios diariamente, os quais estimulam a maturação dos óvulos.
O que faz uma inseminação intrauterina dar certo
Medicação para o tratamento Em média, são dez dias de medicação. Paralelamente, a cada doi ou quatro dias, são realizadas ultrassonografias para medir o número dos folículos. Chegando a 18 milímetros, os folículos já estão maduros e está chegando a hora de fazer a retirada dos óvulos.
A principal causa de uma FIV não ser bem-sucedida é a falha da implantação do embrião. ... Alguns fatores que podem influenciar ou não o sucesso da FIV são a idade da mulher, a qualidade dos espermatozóides e dos óvulos. Porém, como dito, somente uma reavaliação médica pode apontar as reais causas e caminhos a se trilhar.