Quando o cncer de mama atinge os linfonodos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A maior parte dos vasos linfáticos da mama leva aos linfonodos localizados nas axilas, chamados de gânglios axilares. Quando uma mulher apresenta um tumor nas mamas e as células cancerígenas atingem esses gânglios, aumenta o risco da doença se espalhar para outros órgãos, causando as metástases.
Quando um linfonodo é preocupante?
Os linfonodos inchados podem ser câncer quando surgem na axila, virilha, pescoço, ou estão espalhados em vários locais do corpo, tem consistência dura e não desaparecem ao fim de 30 dias. Nesse caso deve-se ir ao médico para realizar exames e descartar todas as outras possibilidades.
Como funciona o linfonodo sentinela?
O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo que recebe a drenagem linfática proveniente do câncer de mama. A sua detecção tem a finalidade de predizer o estado da axila e evitar o esvaziamento axilar nos pacientes sem comprometimento metastático.
Quando o linfonodo sentinela da Negativo?
"É muito importante saber se estão comprometidos ou não. Caso estejam, é necessário retirar os gânglios restantes do local e evitar o risco de retorno da doença. Em casos negativos, não retiramos os outros linfonodos e evitamos possível surgimento de complicações desnecessária para 70% das pacientes", complementa.