Ciclismo no Brasil: alcançando a popularidade Em meados de 1890, esse meio de transporte começou a ser mais comum nas regiões Sudeste e Sul. A população brasileira da época, assim como as outras que já conheciam, conseguiram ver o potencial que o objeto tinha e sua funcionalidade.
Ciclismo é a corrida (de bicicleta) contra o tempo. No ciclismo de estrada, os competidores largam todos juntos para completar 120 km e vence quem cruzar a linha de chegada por primeiro. Na modalidade Contrarrelógio, os ciclistas partem um de cada vez para fazer o percurso – o ganhador é aquele que fizer o menor tempo.
O ciclismo é um esporte praticado com a utilização de uma bicicleta. Surgiu como esporte no século XIX, na Inglaterra. Faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada em Atenas.
Baseando-se no treino de uma hora e levando em conta as variáveis obtidas pelo equipamento, a bicicleta ergométrica proporciona um menor gasto energético, cerca de 300 a 550 Kcal, enquanto que a esteira, no mesmo tempo, tem uma média de 300 a 750 Kcal.
Andar de bicicleta contribui para diminuir as taxas de triglicerídeos e colesterol no sangue, prevenindo assim problemas como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, além de deixar o coração mais forte.
Os exercícios mais recomendados para as pessoas com arritmia cardíaca são os aeróbicos de baixa intensidade, como a caminha, bicicleta, dança, ou seja, que movimente grandes grupos musculares e sejam cíclicos.
Além de não ter estrutura alguma aos ciclistas, os motoristas no geral não nos respeitam”. Na visão de Stella, uma das grandes desvantagens de se andar de bicicleta por aqui é a falta de espaços adequados nas ruas para os ciclistas.