O pequizeiro frutifica de outubro a março. Os frutos do pequi caem normalmente quando maduros e são coletados no chão, eliminando-se os frutos estragados e malformados. Caso a colheita seja feita na árvore, deve-se observar se o fruto está completamente desenvolvido e maduro.
O pequizeiro é uma planta típica do Cerrado que é amplamente utilizada economicamente, principalmente em virtude de seu fruto característico.
O pequi pertence à família das cariocáceas, pode ser encontrado em toda a região Centro Oeste (considerada a capital da fruta), nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará, visto que somente em Goiás podem ser encontradas todas as espécies.
O pequizeiro apresenta um sistema de cruzamento complexo que apesar de ser considerada uma espécie autocompatível, a ação dos polinizadores desempenha papel importante na reprodução da espécie, aumentando em até quatro vezes a produção de flores e frutos (Gribel & Hay, 1993).
Segundo ela, este alimento tem muitos nutrientes, como as vitaminas A, C e E, betacaroteno, fibras e gorduras saudáveis. O pequi, de acordo com a nutricionista, é bom para a imunidade, para a visão, para a pele e ajuda muito a diminuir o nível de colesterol ruim.
Acredita-se ainda que ao aplicar o óleo de pequi na pele duas vezes a cada dia, ganha-se uma forcinha no que se refere à hidratação e nutrição da pele. Além disso, há benefícios do óleo de pequi para o tratamento de infecções na pele como eczemas ou condições crônicas associadas à secura da pele.
O processo é longo. Geralmente, os catadores iniciam a atividade de manhã bem cedo, com o céu ainda escuro, 'rolando' - descascando - o pequi, colocando no tacho ou panela com água. Após, aproximadamente, oito horas no fogo, sempre mexendo, o óleo começa a sair da polpa e se concentra no topo do recipiente.
O nutriente ainda combate a Obesidade e regula a pressão arterial, reduzindo às inflamações dos vasos sanguíneos causadas pela patologia e evitando a formação das placas de gordura na parede das artérias, o que garante a flexibilidade das veias e afasta o risco de doenças como hipertensão.
Qual é o melhor ômega 3?
O QUE É E PARA QUE SERVE O ÓLEO DE PEIXE/ÔMEGA 3? O ômega-3 atua como anti-inflamatório e protetor das células no organismo, trazendo os seguintes benefícios: O ômega 3 garante o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio.