EQST

Qual Profissional Pode Dar Atestado?

Qual profissional pode dar atestado?

O atestado médico que abona as faltas ao trabalho só pode ser emitido por profissionais na medicina ou na odontologista. Demais profissionais da saúde, como psicólogos e fisioterapeutas, podem justificar a falta do paciente, mas não a abonar. É de escolha da empresa aceitar ou não o documento.

Quem pode assinar atestado médico?

Quais profissionais da saúde podem emitir o atestado médico? O atestado pode ser emitido por qualquer médico registrado no Conselho Federal de Medicina, indiferente da especialidade.

Quando o médico deve dar atestado?

O atestado médico deve ser fornecido com a data do efetivo atendimento prestado, sob pena de induzir a erro a pessoa ao qual deverá ser apresentado o documento, portanto é proibido atestado retroativo.

Quando o médico pode dar atestado?

De acordo com o artigo 6° da resolução N° 1.658/2002 do CFM, apenas médicos e dentistas podem fornecer um atestado para afastamento do trabalho. E somente será aceito o atestado se o médico estiver devidamente habilitado e inscrito no Conselho Regional de Medicina, ou de Odontólogos.

Quando tenho direito a atestado médico?

Em resumo, o funcionário tem direito a 15 dias de afastamento, pela mesma doença, de responsabilidade da empresa. Depois desse prazo (a partir do 16º dia), o pagamento passa a ser responsabilidade da Previdência Social. Atestado médico pode conter rasura?

Como deve ser feito um atestado?

Para que o atestado de afastamento por motivo de saúde seja validado pela empresa ele precisa:
  1. Estar em papel timbrado;
  2. Conter o nome completo do trabalhador;
  3. Data e hora do atendimento da consulta médica ou odontológica;
  4. Motivo da ausência do funcionário ao campo de trabalho;
Mais itens...

Como faço para conseguir atestado médico?

Qualquer médico registrado no Conselho Federal de Medicina (CFM) pode emitir um atestado médico, independente da sua especialidade. Eles podem ser do INSS ou do Sistema Único de Saúde, além de poder participar de convênios com instituições como o SESI e o SESC.

Sou obrigada a dar atestado?

Qualquer atestado seja ele concedido por médico particular, do convênio médico ou da saúde pública (SUS) é válido para abonar horas ou faltas? Existe uma ordem de preferência estabelecida para que as horas ou dias de afastamento do empregado sejam abonados, mas ela não é obrigatória.

Quando o paciente pede atestado?

O Atestado Médico é um documento freqüentemente solicitado ao médico, seja em consultas de rotina ou de urgência. O Atestado Médico é um direito do paciente, não podendo ser negado. No entanto, o conteúdo desse documento é de inteira responsabilidade do médico, devendo refletir estritamente seu parecer técnico.

Quem pega atestado recebe salário?

O atestado médico vale para justificar a falta ao trabalho, e quem diz isso é a lei número 605/49. Segundo o artigo 6º da lei, a remuneração será devida se a falta for justificada por doença do empregado, desde que comprovada.

O que deve conter num atestado?

Para que o atestado de afastamento por motivo de saúde seja validado pela empresa ele precisa:
  • Estar em papel timbrado;
  • Conter o nome completo do trabalhador;
  • Data e hora do atendimento da consulta médica ou odontológica;
  • Motivo da ausência do funcionário ao campo de trabalho;
Mais itens...

O que deve conter o atestado médico?

No documento, em papel timbrado, devem constar nome completo do trabalhador, data e hora do atendimento, a necessidade da ausência e o período de afastamento determinado pelo médico. O nome do profissional da saúde deve estar legível e acompanhado da assinatura e do número do registro no conselho.

O que fazer para pegar atestado?

UPA fornece atestado médico somente mediante a avaliação de profissional. O Atesto Médico é um documento assinado por um profissional da medicina e utilizado para garantir direitos.

O que perde com atestado?

A empresa pode recusar atestados e descontar as horas ou dias de afastamento? Se o empregado apresentar um atestado válido, a empresa somente poderá recusá-lo e não pagar os salários se comprovar através de junta médica que o trabalhador está apto ao trabalho.