“O termômetro que eu recomendaria para uso familiar é o termômetro clínico, que é de vidro, com uma coluninha de mercúrio e ele tem só a questão de quebrar e da possibilidade de aspirar o mercúrio que é tóxico. E um termômetro também clínico digital faz uma leitura através de um sensor e vai nos dar a leitura digital.
“O termômetro infravermelho é um aparelho preparado para medir as temperaturas na superfície da testa. Se usa a testa por ser uma área mais exposta e rápida, tanto que é bastante utilizado com crianças. Tirando este tipo de situação pontual, não ocorrem variações.
Há vários critérios gerais a levar em conta ao escolher um termómetro clínico, tais como a zona de medição, o tipo de termómetro, o conforto do paciente e, ainda, questões de higiene e de segurança. Zona de medição: a medição da temperatura pode ser retal, oral, timpânica, frontal ou axilar.
Basta colocar o termómetro em contacto com a axila e manter o braço firmemente apertado junto ao tórax durante alguns minutos. A partir de 37,5°C considera-se febre no adulto. Boca. Coloca-se o termómetro sob a língua, com a boca fechada e aguarda-se um a dois minutos para que a leitura seja efetuada.
Os fabricantes recomendam medir a temperatura na testa ou no ouvido. O que significa que a medida em outras partes do corpo, não é tão precisa. O pulso, é uma extremidade do corpo, e por isso mais fria do que a temperatura das axilas, da testa, ou da boca por exemplo.
A Anvisa acrescentou que a testa é o local indicado para garantir a precisão da medida da temperatura. "O uso do termômetro infravermelho para medir a temperatura corporal em outra parte do corpo pode levar a erro de leitura, a não ser que tal procedimento esteja explícito no manual do produto", explicou a agência.
O segurança do local aponta o termômetro para nossa testa ou então para o nosso pulso para fazer a medição de temperatura. Se a temperatura estiver normal, a passagem é liberada. Ao longo dos meses, o local da medição passou da testa para o pulso.
A médica explica que para aferir a temperatura corretamente o termômetro deve ser direcionado para o centro da testa e não para o pulso, já que no pulso a temperatura é mais baixa. "A distância para medir a temperatura também depende do aparelho, sendo em média de 5 cm, variando geralmente de 3 a 8 cm.
Como medir febre com termômetro digital?
Eles apenas detectam o calor emitido pelo corpo humano na forma de radiação infravermelha. No entanto, muitas pessoas passaram a preferir que o termômetro fosse apontado para o pulso, opção que foi dada por alguns estabelecimentos para deixar os clientes à vontade. Alguns lugares fazem a medição das duas formas.
Um dos modos de identificar se o sujeito está com febre é verificando a temperatura. Se a pessoa se encontra em um ambiente sem grandes variações térmicas e, mesmo assim, apresenta quentura na pele, este pode ser um sinal de febre. Para medir, você pode colocar as mãos na testa ou no pescoço da pessoa.
A forma mais segura de saber se está com febre é usar o termômetro para medir a temperatura, e não confiar em apenas colocar a mão na testa ou na nuca, por exemplo. Quando se usa o termômetro de mercúrio, que é o mais comum, deve-se considerar febre quando a temperatura na axila é de 37,8ºC.