Policial Federal – R$ 11.
R$ 4.
Para ser perito na área contábil é preciso concluir a graduação em Ciências Contábeis, estar devidamente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade. Vale ressaltar que, conforme a legislação vigente, a perícia contábil é uma atividade exclusiva dos contadores.
Sendo assim, para atuar como Perito Contábil é preciso:
O perito é chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O laudo técnico é escrito e assinado pessoalmente pelo perito e passa a ser uma das peças (prova) que compõem um processo judicial.
O perito criminal, também chamado de perito forense, é funcionário da Secretaria de Segurança Pública do estado ou da Polícia Federal. ... Diferentemente do caso do perito judicial, que não necessita realizar concurso, curso ou estar associado ou mesmo registrado em qualquer órgão, oficial ou não.
Durante seu período de formação na Academia, os peritos podem optar por atuar em até 14 áreas diferentes, entre elas estão:
Instituto de Criminalística
Existem profissionais específicos para atuar com cada função relacionada a perícia criminal, entre eles:
E, com o passar do tempo, surgiram várias modalidades de perícia (que, basicamente, é o esclarecimento de fatos por um especialista na área), como a criminal, a médica, a ambiental, a judicial, a tecnológica e a de engenharia.
A perícia ambiental tem por objetivo, auxiliar o juiz por meio de conhecimentos técnicos, para uma melhor solução nas lides relacionados aos crimes e danos ambientais, proporcionando condições necessárias para uma decisão justa, formada pelo convencimento e esclarecimentos técnicos.