Qual O Objetivo Do Reaproveitamento Alimentar?

Qual o objetivo do reaproveitamento alimentar

Castro, MHCA. Fatores determinantes de desperdício de alimentos no Brasil: Diagnóstico da situação. [Monografia] Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Gestão de Qualidade em Serviços de Alimentação; 2002. 93p.

O reaproveitamento de alimentos e sua importância 

Grandes quantidades de alimentos são desperdiçadas, às vezes porque simplesmente não sabemos como encaminhá-los a quem precisa. E no preparo de refeições, descartamos muitas partes dos alimentos que podem ser consumidas, e que muitas vezes contêm mais nutrientes do que aquelas que utilizamos. Podemos mudar essa história?

Há diversas práticas para diminuir esse desperdício. Uma delas é o chamado Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA), que pode aumentar a densidade nutritiva das preparações alimentares, auxiliar no combate à fome, e ainda reduzir a quantidade de lixo produzido, por meio da utilização total do alimento e de todas as suas partes, como as cascas, folhas, sementes e talos, que geralmente são desprezados, apesar de ricos em nutrientes.

Entre tantas outras ações, podemos citar os bancos de alimentos públicos municipais e o Mesa Brasil, que fazem o mesmo trabalho de combate ao desperdício de alimentos espalhados por todo o país.

Veja mais aqui

Veja mais aqui

Você também pode variar as opções de molho como uma maionese cítrica, que combina muito com um cardápio de verão, ou então com uma deliciosa e surpreendente maionese de frutas vermelhas. 

Além de todas essas vantagens, a tarefa é também muito simples de ser implementada no dia a dia. Quer ver só? Aprenda a tornar seu negócio mais criativo, sustentável e, ao mesmo tempo, alinhado a uma das principais tendências globais do segmento para 2023.

Hoje é tudo muito diferente. Os números que Jessica nos apresenta são animadores: “A ONG redistribui por mês em média 50 toneladas de alimentos, sendo que no ano de 2017 cerca de 610 toneladas de alimentos deixaram de ser desperdiçados e serviram para alimentar mais de 20 mil pessoas.

Navegação de posts

Conversamos com Jessica Lima, nutricionista responsável técnica na ONG. Ela nos conta que o objetivo do trabalho que realizam “é permitir que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para uma alimentação equilibrada e saudável”.

Caso queira juntar mais resíduos para aproveitar em um determinado preparo, aposte no congelamento desses itens. Não se esqueça também que há outros destinos sustentáveis possíveis para partes de alimentos, como a compostagem

Com criatividade e visão, a reutilização de alimentos pode se tornar parte dos processos de seu estabelecimento. É preciso um olhar estratégico, por exemplo: o que você faria com pedaços de frutas que não foram consumidos em um buffet? Elas podem virar sucos promocionais e, em uma tacada só, gerar lucratividade, atrair clientes e diminuir o desperdício.

Notícias

Notícias

Sobrou aquela panela de arroz cozido? Você pode reutilizá-lo para fazer um delicioso arroz de forno, com sobras de legumes e verduras, ou bolinhos de arroz com batata e queijo.

Para começar, é fundamental destacar a importância da higienização correta dos alimentos por completo, inclusive de partes que iriam para o lixo. Assim, ao entender como reaproveitar cascas de alimentos, por exemplo, você garante seu uso seguro, sem causar danos à saúde.

Ferva a água com as cascas no dia seguinte e, em seguida, remova as cascas e adicione o tecido que você quer tingir de vermelho, mas ele precisa estar molhado. Ferva a roupa por uma hora e deixe-a esfriando durante mais uma noite. Remova-a da panela no dia seguinte, enxágue em água fria e a partir daí lave-a com roupas de cores semelhantes;

Cascas podem ser usadas em casa, na comida ou como produto de beleza

Recheios de tortas, ragu e molhos para massas são outras possibilidades que podem se tornar regra no seu menu. Assim, você conquista um sabor diferenciado da concorrência, diminui desperdício e gastos com “lixo” enquanto lucra.

Chás: a medicina alternativa utiliza chás de cascas para cura, como, por exemplo, o preparo do chá de casca de cebola com ação anti-inflamatória. Logo, se isso combina com o tema de seu estabelecimento, pode ser uma ótima bebida para oferecer aos clientes.

Especificamente cascas de frutas e legumes são itens preciosos para seu menu a partir do momento em que olhamos de uma nova maneira para o reaproveitamento de alimentos.

Algumas iniciativas sociais atuam no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Você já ouviu falar delas?

Assim, tanto o melhor aproveitamento de alimentos em casa como a distribuição desses excedentes são fatores essenciais para o combate ao desperdício alimentar.

Na página do Facebook do Comida Invisível, encontramos um alerta sobre a doação de alimentos, ressaltando que ela não é proibida por Lei, como muitos pensam. “A única questão é o receio do restaurante em relação à responsabilidade pelos alimentos doados.” E completam que existem no Congresso Nacional em tramitação 30 projetos de lei que visam a repensar essa questão.

Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA): na prática, você sabe como aproveitar tudo, tudo mesmo?

Se por acaso você não tiver tempo ou ajuda para fazer os produtos e aplicá-los ao novo fim, não tem problema, pois a maioria deles pode ser congelada para uso posterior. Vamos às receitas:

Então introduza limão espremido. Só tome cuidado para não utilizar a mistura em superfícies sensíveis, como as feitas de mármore. Atente também para, após a limpeza, lavar bem as mãos para que resíduos do limão não permaneçam em sua pele, pois o contato com o sol pode provocar queimaduras;

Mais Lidas

 Mais Lidas

Renovar a pele rejuvenesce-a, por isso, dermatologistas e esteticistas recomendam a esfoliação para remover as células mortas da pele. A receita básica de como se fazer um esfoliante de açúcar caseiro pode ser conferida na matéria: “Esfoliante natural para o rosto e corpo: use açúcar“;

Com o reaproveitamento de alimentos, seu restaurante contribui com a manutenção do meio ambiente, com a educação sustentável e, de quebra, otimiza alguns recursos e processos na cozinha, gerando economia.

Como se formam as fezes no intestino grosso?

O cocô é formado por restos de comida, que seguem longo caminho pelo organismo até chegar ao intestino grosso (último local por onde passam), de onde é eliminado pelo ânus. Entretanto, antes disso, o que comemos passa por duas transformações. A primeira ocorre assim que engolimos o alimento.

Como se dá a formação das fezes?

É também no cólon que, durante a permanência do quilo no intestino grosso, ocorre a proliferação de milhares de bactérias que absorvem parte da água e dos sais do quilo, tornando-a sólida e transformando-a em fezes. As fezes são formadas por água e restos que o corpo não conseguiu digerir, como a celulose.

Como ocorre a produção das fezes?

Bola de bactérias Muitos pensam que fezes são restos de comida que sobraram depois da digestão. Mas, na realidade, o cocô é composto por água (75%) e bactérias (50% a 80% do que não é água). A maioria delas ainda está viva, mas algumas já morreram.