Resposta. O artigo científico consiste em informar e declarar dados de uma pesquisa, debates e ideias. Serve para clarificar e depurar ideias dos autores é instituições que o mesmo servem.
Um texto científico é uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. ... Os artigos ou textos científicos devem seguir certos padrões, que no Brasil são determinados pela ABNT (NBR 6022).
A primeira coisa que não pode faltar no artigo científico é um raciocínio lógico e relevância do assunto escolhido. Além disso, deve-se ter embasamento teórico e cuidados extremos com a metodologia adotada. A metodologia pode caracterizar seu artigo como científico ou não ( DEMO, 2002).
1 elementos pré-textuais (título e subtítulo, autor, resumo, palavras-chave); 2 elementos textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão); 3 elementos pós-textuais (referências); 4 citações (exigência mínima de 2 citações); 5 referências (indicação do que foi lido para o artigo).
Estrutura do artigo científico
Ao contrário do que possa parecer, a publicação em acesso aberto não tem custo zero, embora se proponha como mais econômica que às financiadas por assinaturas. Existem hoje vários modelos econômicos para tornar o AA viável e sustentável para os publicadores não comerciais e lucrativos no caso das editoras comerciais.
Criado em 2008, o portal possibilita acesso livre e gratuito às publicações. Interessados em publicar suas produções devem verificar no site das revistas USP, escolher um periódico que se relacione com o tema da pesquisa e realizar o envio do material conforme as exigências estabelecidas.
As taxas de publicação de artigos da Elsevier variam entre aproximadamente $150 e $6.