Os exercícios para artrite reumatoide têm como objetivo fortalecer os músculos que rodeiam as articulações afetadas e aumentar a flexibilidade dos tendões e ligamentos, conferindo mais estabilidade durante os movimentos, aliviando a dor e o risco de luxações e entorses.
Além de ser uma forma de exercício, a jardinagem oferece o benefício de melhorar o humor. As pessoas devem ser gentis com o corpo, trabalhar devagar e evitar sobrecarregar os músculos e articulações.
O alongamento pode ajudar a melhorar a flexibilidade, reduzir a rigidez e aumentar a amplitude de movimento. O alongamento diário, idealmente pela manhã, é importante para aliviar os sintomas da artrite reumatóide.
“O profissional também vai orientar sobre a necessidade de se alimentar da maneira adequada, reduzindo, por exemplo, o sal e a gordura, como forma de controlar o peso para não sobrecarregar as articulações; suplementar cálcio e vitamina D, para diminuir o risco de osteoporose; e de realizar atividade física ou ...
Um programa de exercício para uma pessoa com artrite inclui alongamento, fortalecimento muscular e atividades aeróbicas. O conteúdo e a progressão deste programa, depende de necessidades individuais e das incapacidades existentes. Os programas de exercícios de maior funcionamento serão aqueles onde a relação do reumatologista X paciente é mais intensa, pois a confiança é primordial para quebra das barreiras do medo da dor.
É melhor procurar aconselhamento médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios e trabalhar com um médico e um fisioterapeuta para desenvolver um plano de exercícios feito apenas para o seu caso.
A musculação é uma das práticas mais recomendadas por ortopedistas e reumatologistas quando se fala em artrite, pois o fortalecimento muscular melhora a a estabilidade da articulação aliviando a dor, fortalecendo os tendões e melhorando a vitalidade das cartilagens combatendo o estado inflamatório, além de reduzir a ...
Mesmo com inchaço ou dor, a atividade física é sempre indicada. “Melhora a inflamação articular e amplia os movimentos, aliviando a dor”. O reumatologista explica que a doença, quando bem controlada, não limita os pacientes. “Há pessoas com artrite reumatoide que fazem crossfit e correm maratonas”, conta.
A artrite reumatoide é caracterizada pela inflamação de uma ou mais articulações – as “juntas” entre dois ossos. O que consequentemente leva a destruição tecidual, dor, deformidades e redução na qualidade de vida da pessoa.
Um outro fator importante para melhorar os sintomas da artrite é a manutenção do peso ideal, porque o excesso de peso também prejudica as articulações, especialmente dos joelhos e tornozelos. Tomar os remédios receitados pelo reumatologista também é importante, porque os exercícios sozinhos não curam a artrite. Saiba mais sobre o Tratamento para artrite.
Alongamentos: são exercícios suaves, que praticados diariamente, promovem uma melhora da qualidade muscular, aumento da flexibilidade e, se feito corretamente, reduzem as lesões provocadas pelo esforço do dia a dia. São a base de qualquer programa de reabilitação.
5. Mutilante: é o tipo menos comum de artrite psoriásica, porém, é o mais grave. Pode provocar inflamação severa nas articulações, principalmente nas mãos e pés, resultando em deformações irreversíveis e problemas de movimentação.
“Em vez descansar e evitar as atividades físicas como tratamento para artrite, essas pessoas devem ser incentivadas, tranquilizadas e encorajadas a praticar esportes.” Ele acrescentou que, no começo, o exercício pode causar momentos de dor.
A qualidade do corpo médico, a forte componente técnica e humana do quadro de enfermagem, de técnicos e de auxiliares, a disponibilidade da mais avançada tecnologia ao serviço da medicina, e a concepção de uma organização especialmente pensada para melhor o servir caracterizam a Clínica Pardelhas, unidade privada que pretende vir a assumir um lugar de destaque na prestação de cuidados de saúde no país.
Idealmente, estes exercícios devem ser orientados por um fisioterapeuta, de acordo com a idade e o grau da artrite, e consistem em técnicas de fortalecimento e alongamento. Também é recomendado colocar uma compressa quente durante 15 a 20 minutos na articulação afetada, para relaxar e aumentar a amplitude dos movimentos, ajudando na realização dos exercícios.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.