EQST

Qual O Melhor Dicionrio De Regncia Verbal?

Qual o melhor dicionário de regência verbal?

Dicionário Houaiss Seja a versão impressa, online ou o aplicativo no computador (CD), com certeza é o dicionário unânime entre revisores e preparadores de texto.

O que é significa regência?

Significado de Regência substantivo feminino Ação ou efeito de reger, de reinar, de governar, de ser responsável pelo direcionamento de alguém ou de alguma coisa; controle, chefia, comando. [Gramática] Relação de dependência entre as palavras de uma oração ou entre as orações de um período.

O que é regência verbal PDF?

Regência Verbal - refere-se ao estudo dos verbos quanto à necessidade e ao tipo de complemento exigido, nesse caso o termo regente na oração é um verbo e não um nome. Chegamos a Paris.

O que é um termo regido?

Ao termo que necessita de um complemento, damos o nome de TERMO REGENTE. O complemento denominamos TERMO REGIDO. A regência pode ser verbal, relacionada aos verbos, ou nominal, relacionada a substantivos e adjetivos.

O que é regência verbal exemplos?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar). ...

Como construímos a regência verbal?

Chamamos de regência verbal a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais). Os verbos podem ser intransitivos e transitivos.

Como encontrar o termo regente?

A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado).

Quais termos podem ser regentes?

Na regência nominal, o nome que atua como termo regente pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. Já o complemento nominal, que atua como termo regido, pode ser um substantivo, um pronome ou um numeral.

Como identificar a regencia de um verbo?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Como estudar regência verbal?

É preciso também entender que a transitividade de um verbo sempre dependerá do contexto. Devido a isso não podemos estudar regência decorando simplesmente a transitividade, mas o emprego do verbo no contexto. Vejamos o verbo “estudar”! Tal verbo normalmente é transitivo direto, isto é, exige complemento verbal direto.

O que é regente é regido exemplos?

O termo regente é aquele que exige um complemento para ter determinado sentido. Quando a regência é nominal, o termo regente é um nome (adjetivo, advérbio ou substantivo) e o termo regido é um complemento preposicionado, subordinado a esse nome. Exemplo: Tenho medo de escuro.

Quais são os termos regentes?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.

Qual é o nome do termo regido pela regência nominal?

Na regência nominal, o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou um advérbio, que sempre será acompanhado por uma preposição, cuja função é intermediar a relação entre o nome e seus complementos.

Quando ocorre regência verbal?

Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.

Qual a regência do verbo lembrar?

O verbo lembrar pode ser utilizado como verbo transitivo direto e indireto, tendo tanto um objeto direto como um objeto indireto como complementos verbais. Pode também ocorrer apenas como verbo transitivo direto ou ainda ser conjugado como um verbo pronominal, apresentando apenas pequenas diferenças no seu significado.

O que é regencia verbal exemplo?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar). ...