EQST

Qual O Conceito De Fetichismo?

Qual é o conceito de fetichismo?

Fetichismo é a adoração ou culto de fetiches, que são objetos aos quais se atribui poder sobrenatural e que pode se animado ou inanimado, ser confeccionado pelo homem, ou usado em sua forma natural. ... Ex.: fetiche por pé, fetiche por uma determinada roupa etc.

O que é fetichismo do documento?

São procedimentos, como: Elaborar questões e selecionar os documentos, dotando-os do caráter de testemunhos, capazes de dar informações com as quais se analisa parte de um passado possível.

Qual a origem do termo fetichismo?

Derivada da palavra portuguesa fetisso (e que dará na atual feitiço), a noção empregada pelo francês era relativa aos cultos africanos e aos símbolos que deixavam os colonizadores impressionados.

O que é reificação segundo Marx?

Reificação (do latim res: coisa) é, porém, um conceito bastante mais abrangente. ... Para estes autores, a reificação implica a abstração/alienação de determinadas propriedades humanas e respetiva atribuição às coisas, por exemplo, na perspetiva marxista, o trabalho humano em relação às mercadorias.

Quando uma mercadoria tem um valor irreal e perde sua relação com o trabalho humano ganhando quase uma vida própria Temos o chamado?

7 O fetichismo da mercadoria Marx destaca que a mercadoria quando finalizada, não mantinha o seu valor real de venda, mas adquiria uma valoração de venda irreal e infundada, como se não fosse fruto do trabalho humano e nem pudesse ser mensurado, e com isso perdendo sua relação com o trabalho e ganhando vida própria.

Qual o sinônimo de fetiche?

2 sinônimos de fetiche para 1 sentido da palavra fetiche: 1 ídolo, feitiço.

O que é coisificação para Karl Marx?

Segundo Karl Marx, a relação entre capital, trabalho e alienação, promove a coisificação do mundo. Isso mesmo: coisificação - relações, estratégias, status, riquezas. Tudo medido pelo volume de coisas que o individuo possui.

O que é mais valia de um exemplo?

Em 10 dias de trabalho um trabalhador da indústria têxtil produz o valor equivalente a 50 peças de roupa (1.000 reais, por exemplo). Em um mês de trabalho (22 dias), então, ele teria produzido um valor de 2.200 reais. ... A mais valia, por sua vez, é o valor gerado pelo trabalho excedente.

Qual é o conceito de trabalho para Karl Marx?

Conforme o pensamento de Marx, o trabalho sempre se concretizará como condição eterna do gênero humano de satisfazer suas necessidades básicas através da transformação da natureza. ... O trabalho, nesse sentido, não é uma forma de realização humana, mas sim uma forma do indivíduo sobreviver na sociedade.

Como o capitalismo enxerga o trabalhador?

Dessa maneira, a teoria marxista enxerga o capitalismo como um sistema pautado na exploração do trabalhador pela classe capitalista. Essa exploração só é possível, dizem Marx e Engels, pelo fato de que os trabalhadores são separados dos meios de produção.

Qual a relação do trabalhador com o processo de produção?

A reprodução do capital é o fundamento principal na produção e o homem enquanto trabalhador a mercadoria básica para o funcionamento do processo produtivo. O trabalhador expropriado de sua natureza e relegado ao ganho para o mero sustento de sua necessidade primeira, a sobrevivência.

O que quer dizer a palavra fetichismo de mercadoria?

Fetichismo da mercadoria é a percepção das relações sociais envolvidas na produção, não como relações entre as pessoas, mas como as relações econômicas entre o dinheiro e as commodities negociadas no mercado.

O que é reificação para Karl Marx?

Reificação (do latim res: coisa) é, porém, um conceito bastante mais abrangente. ... Para estes autores, a reificação implica a abstração/alienação de determinadas propriedades humanas e respetiva atribuição às coisas, por exemplo, na perspetiva marxista, o trabalho humano em relação às mercadorias.

Quais as nossas Mais-valias?

As duas mais-valias conferem lucro aos empregadores através de formas diferentes: a mais-valia absoluta através da extensão das horas de trabalho (mantendo o mesmo salário), enquanto a mais-valia relativa reduz o valor da força de trabalho.

Quais são os tipos de Mais-valia?

Mais-valia absoluta e mais-valia relativa A partir do conceito de mais-valia, Marx fez distinção de duas formas de extorsão da força de trabalho: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.

Quais são os tipos de trabalho segundo Karl Marx?

É só com o trabalho industrial, no modo de produção especificamente capitalista, que se dá de fato a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual. Marx diz que mesmo na manufatura ainda havia a possibilidade de algum trabalho diferenciado.

Qual diferença entre trabalho e capitalismo?

Essa diferença, segundo Marx, é a que rege as relações de trabalho dentro de uma sociedade capitalista, na qual o trabalhador que não dispõem dos meios de produção para produzir o que necessita para sobreviver passa a vender a única “mercadoria” que tem: sua força de trabalho. ...

Qual a linha de pensamento de Karl Marx no trabalho?

O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano.

Qual é o modo de produção?

Modo de produção em economia, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. ... Existem 7 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Socialista e Comunista.