Qual Cidade Nasceu Milton Nascimento?

Qual cidade nasceu Milton Nascimento

Milton Nascimento não é apenas um dos maiores artistas da MPB: ele é um dos maiores artistas da música ocidental. Criado em Minas Gerais, o cantor e compositor é responsável por um repertório inovador e se tornou influente no mundo inteiro.

Como resultado dessas canções, o grupo se tornou reconhecido como um movimento tão importante quanto foi a Tropicália.

Primeiros passos na música

Em 1966, ele se mudou para São Paulo. Lá, Milton participou do 2º Festival da Música Popular Brasileira com a canção Cidade Vazia, se classificando em quarto lugar.

Isso porque, quando contrariado, o pequeno Milton fazia um bico grande. O cantor disse que “era um negócio. Qualquer coisa que o pessoal fazia que eu não gostava, o bico vinha aqui”.

Cifra Club Academy + Pro

Cifra Club Academy + Pro

Agora que você já sabe um pouco mais da biografia de Milton Nascimento, que tal compartilhar com seus amigos este post? Assim, vocês se preparam juntos para celebrar este gigante da música!

Em 1967, três músicas de Milton foram classificadas no Festival Internacional da Canção da TV Globo. A premiação consagrou o cantor como o melhor intérprete, e a música “Travessia”, composta em parceria com Fernando Brant, conquistou o segundo lugar no festival. No mesmo ano, ele lançou seu primeiro disco solo, Travessia.

Em abril de 2021, Milton Nascimento anunciou que a produtora Gullane está preparando uma cinebiografia sobre a sua vida. O projeto ainda está em desenvolvimento, e em breve mais informações serão divulgadas.

O legado duradouro de Milton Nascimento

No decorrer dos anos 1980, engaja-se politicamente e foca questões de caráter mais social. Atua nos filmes Fitzcarraldo (1981), do diretor alemão Werner Herzog (1942), e Buriti (1983), dirigido por Carlos Alberto Prates Correia (1941). A canção “Coração de Estudante” (1983) em parceria com Tiso, torna-se tema do movimento político por eleições diretas. Em 1986, com a cantora argentina Mercedes Sosa (1935-2009) e o músico argentino Leon Gieco (1951), elabora o álbum Corazón Americano.

Na década 1970, Milton formou o Clube da Esquina com um grupo de amigos de Belo Horizonte. Lô e Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Tavinho Moura, Beto Guedes, Flávio Venturini e Toninho Horta faziam parte do coletivo musical. Os dois discos lançados por eles foram marcados pelas inovações de estilo, arranjo e repertório. A intenção deles era misturar cantigas do interior com a influência das melodias dos Beatles.

Infância e descoberta do talento musical

Infância e descoberta do talento musical

Com a morte da mãe, passa a viver em Três Pontas, Minas Gerais. Aprende sozinho a tocar sanfona de dois baixos e, ainda garoto, forma um grupo musical com o compositor Wagner Tiso (1945). Muda-se para Alfenas, Minas Gerais, onde mora com a família Tiso e participa como croonerda banda W's Boys, apresentando-se em bailes pela região. Em 1963, vai com Tiso para Belo Horizonte, monta o conjunto Holiday e grava um compacto duplo. Com o baterista Paulinho Braga (1942), cria o Berimbau Trio e, com o pianista Marilton Borges (1943), o conjunto Evolussamba. Os ensaios ocorrem no apartamento da família Borges, onde conhece os músicos Lô Borges (1952), Beto Guedes (1951) e Fernando Brant (1946-2015), com quem mais tarde funda o movimento Clube da Esquina.

A nova família de Milton se mudou para Três Pontas, em Minas Gerais, quando o menino tinha seis anos. Milton (apelidado carinhosamente de Bituca) começou a gostar de música por influência da mãe, que havia estudado com Villa Lobos. Aos quatro anos, ganhou uma sanfona de dois baixos, e desde cedo explorou sua voz. Aos 13 anos (quando ganhou o primeiro violão), era crooner do conjunto Continental de Duilio Tiso Cougo, grupo musical de baile de Três Pontas.

Início de carreira

A história de Milton Nascimento tem início em uma favela da Tijuca, no Rio de Janeiro. Nesse sentido, Milton Silva Campos do Nascimento foi abandonado pelo pai e criado pela mãe, empregada doméstica.

O álbum trouxe importantes inovações para a música brasileira, sendo reconhecido internacionalmente e se tornando um dos mais influentes da biografia de Milton Nascimento e da história.

Como muitos sabem, Milton Nascimento é conhecido também como Bituca. O apelido surgiu ainda na infância e é uma referência aos povos indígenas que foram chamados de botocudos por utilizarem botoques labiais.

O sucesso nacional e internacional

Dentre os destaques estão canções como Maria, Maria e Coração de Estudante, que se tornou o hino do movimento Diretas Já, em 1984. Nos anos 90, a música Canção da América emocionou o país ao se tornar tema do funeral de Ayrton Senna.

Nas últimas décadas, Milton continuou a gravar discos e a fazer shows com regularidade. Ao todo, o artista gravou 34 álbuns e conquistou cinco prêmios Grammy. Em 2022, ano em que completa 60 anos de carreira, ele embarcou em uma turnê para se despedir dos palcos.

Uma trajetória de sucesso

Por influência da mãe, ele começou a se interessar por música e, logo aos quatro anos, ganhou sua primeira sanfona. Anos depois, aos 13, foi crooner do grupo musical de baile de Três Pontas e de lá não parou mais.

Ao longo dos anos, Milton gravou outros discos que se tornaram clássicos da MPB, como Minas (1975), Geraes (1976) e Caçador de Mim (1981). Sua gravação de "Coração de Estudante", composta em parceria com Wagner Tiso, se tornou o hino das Diretas Já (movimento de reivindicação por eleições diretas, em 1984). 

Assim, aos seis anos de idade, Milton Nascimento parte com a família para Três Pontas, em Minas Gerais. Ele acabou sendo o primeiro de quatro irmãos e sempre soube que havia sido adotado.

Sucesso e lançamento do primeiro álbum

Sucesso e lançamento do primeiro álbum

Nesse sentido, consolidou sua carreira e se tornou uma das vozes mais importantes da história da MPB, conquistando prêmios e influenciando outros artistas. Agora, aos 80 anos, o artista celebra seu aniversário e a aposentadoria dos palcos, mas sem jamais abandonar a música.

Milton Nascimento cresceu em uma família musical. Aos 4 anos, ganhou uma sanfona de dois baixos e aprendeu a cantar com sua mãe. Aos 13 anos, ganhou seu primeiro violão e se tornou crooner do conjunto Continental de Duilio Tiso Cougo.

Qual é a idade do Milton Nascimento?

78 anos (26 de outubro de 1942)

Quem são os pais de Milton Nascimento?

Lília Silva Campos

Quantos filhos tem o cantor Milton Nascimento?

Augusto Kesrouani Nascimento

O que aconteceu com o filho de Milton Nascimento?

No show "Tambores de Minas", em cartaz no Tom Brasil, o cantor Milton Nascimento revela, durante um discurso, que se afastou de seu filho Pablo porque ele poderia ser sequestrado durante o regime militar.

Quem é o filho adotivo de Milton Nascimento?

O cantor Milton Nascimento se emocionou no Dia dos Pais após receber um presente especial do filho adotivo, Augusto Kesrouani Nascimento. Augusto publicou no domingo, 9, o momento em que entregou sua nova certidão de nascimento, em que Milton é reconhecido oficialmente como seu pai.

Como está Milton Nascimento hoje?

O músico está com 78 anos e é reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos músicos da MPB. Carioca de nascimento, mas mineiro de coração, se mudou para Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, há aproximadamente cinco anos, onde vive atualmente.

Quem morreu do Clube da Esquina?

Tavito Carvalho

Qual a religião de Milton Nascimento?

O cantor e compositor Milton Nascimento recebe Cissa Guimarães em sua casa, no Rio de Janeiro, para falar sobre sua fé independente de religiões. Milton, aliás, revela que foi batizado em várias delas: na católica, no espiritismo, no budismo e no candomblé.

Como está a saúde de Milton Nascimento?

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, o estado de saúde de Milton Nascimento é estável, e a previsão de alta foi confirmada pelos médicos. O show que o cantor faria neste fim de semana, em Pedralva (MG) foi cancelado.

Quem são os filhos de Milton Nascimento?

Augusto Kesrouani Nascimento

Em que cidade nasceu Milton Nascimento?

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Qual é a religião da Cissa Guimarães?

Antes de embarcar rumo a Israel, onde depois gravou quatro episódios especiais para seu programa no GNT, o Viver com Fé, Cissa fez questão de ler o máximo possível sobre as três principais religiões monoteístas: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Elas estão espalhadas por Jerusalém, em locais sagrados.

Qual o nome do filho de Milton Nascimento?

Augusto Kesrouani Nascimento