AGITAÇÃO POLÍTICA NAS COLÔNIAS Em 1808, Napoleão ocupou a Espanha e nomeou seu irmão, José Bonaparte, como novo governante do país. Para tentar resistir aos franceses, discutir os rumos a serem tomadas e exercer o poder na ausência do rei, um movimento popular espanhol organizou as chamadas juntas de governo.
A Batalha de Waterloo selou o fim do Império de Napoleão Bonaparte em 1815. As guerras napoleônicas transformaram o mapa geopolítico da Europa em pouco mais de dez anos. Tendo tornado-se imperador da França em 1804, Napoleão Bonaparte deflagrou seus principais combates após esse ano.
O exército prussiano comandado por Blucher foi detido e vencido por Napoleão em Ligny, na Bélgica. Dois dias depois Napoleão atacou o exército inglês, comandado por Wellington, em Waterloo, em 18 de junho de 1815, nos arredores de Bruxelas.
O declínio do Império Napoleônico iniciou-se quando Bonaparte decidiu invadir a Rússia após o país se opor publicamente ao Bloqueio Continental. A campanha do exército francês foi um fracasso, em virtude tanto do rigoroso frio da Rússia quanto pela estratégia de terra arrasada adotada pelos russos.
No entanto, as "qualidade militares" de Bonaparte fizeram com que o governo do Diretório se aproximasse dele. Isso abriu caminho para o "golpe de 18 de Brumário". Após o golpe de 18 de Brumário, o poder do "Diretório foi substituído pelo governo do Consulado", inclusive o primeiro cônsul foi Napoleão.
O período das regências teve fim com o Golpe da Maioridade, no qual os políticos brasileiros anteciparam a maioridade de Pedro de Alcântara para que ele pudesse ser coroado imperador do Brasil com 14 anos de idade. Esse golpe parlamentar aconteceu em 1840, dando início ao Segundo Reinado.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo ...
Resposta: Pedro II, parece que havia uma espécie de acordo ou sentimento de que a república seria implantada tão logo ocorresse a morte do monarca. Contudo, a Lei Áurea acelerou o fim da monarquia. Proclamada a república em 15 de novembro de 1889, dois dias depois o Imperador e sua família eram banidos do Brasil.
no caso podemos afirmar que o fim o do império brasileiro se deu mais precisamente no ano de 1822 quando houve o movimento de independência. nesse quesito podemos afirmar que várias mudanças foram ocorridas nesse período tendo em vista que várias foram as rebeliões e movimento contrários ao governo que teve no brasil.
A principal mudança ocorrida no Brasil na época foi o início de um novo processo imigratório, com um grande influxo de portugueses para o Brasil (que, até então, era colonizado em regiões não-contíguas, com relativa pequena presença europeia).
A primeira mudança foi que o Brasil estava sendo livre de Portugal sendo um País independente. O regime tornou-se então Parlamentarista em 1847 [segunda mudança] . As mudanças econômicas e sociais a partir da metade do século XIX levaram à proclamação da República.
Houveram poucas mudanças sociais e politicas após a Proclamação da Independência. Assim permaneceram sem alteração: escravidão. taxas e impostos elevados.
Resposta: No primeiro reinado a economia brasileira continuou baseada em uma produção essencialmente Agrícola voltada para o mercado externo.