A taurodontia é caracterizada pelo aumento ocluso–apical da câmara pulpar dos molares e pré–molares, resultando em uma forma dental prismática semelhante a “dente de touro“. Seu aparecimento pode ser uni ou bilateral, podendo ainda afetar um único dente.
Mas fique tranquilo, extração nem sempre é a solução. O procedimento só é indicado quando o surgimento de outro dente é alterado pela presença desta anomalia, quando ela interfere algum tratamento ortodôntico ou a estética do sorriso, e caso haja reabsorção em raízes dos dentes ao lado.
É muito importante realizar um diagnóstico e tratamento precoce dessas anomalias. Novamente nota-se a importância de visitar seu dentista com regularidade, né? Só ele pode identificar com precisão o problema e tomar as medidas necessárias para tratá-lo, além de minimizar futuras complicações. Para isso, ele realiza uma série de exames clínicos e radiográficos.
Uma boa escovação é essencial. Além do uso de fio dental, claro, para mandar pra bem longe todos os restinhos de alimentos, assim você fica livre de infecções na gengivas. E mais, o fio dental com textura de menta proporciona refrescância deixando um hálito muito mais agradável. Os modelos à base de tecnologia PTFE (Politetrafluoretileno) são mais resistentes e não desfiam entre os dentes durante o seu uso, facilitando a vida daqueles que possuem uma arcada dentária mais apertada. Bacana, né? O que não falta é opção para manter sua boca sempre limpa e com saúde.
Dica para os estudantes: domine plenamente aquilo que é “normal”, pois assim ficará muito mais fácil você bater o olho em exame clínico/radiografia e desconfiar de alguma anomalia ou patologia. Pratique, questione, desconfie e nunca se acomode com os casos clínicos do cotidiano.
Dentre suas principais características, podemos destacar: A presença de longos pelos, que variam entre a cor cinza até completamente pretos – em algumas regiões, podem apresentar um tom avermelhado. A parte inferior do focinho e pescoço pode apresentar coloração mais clara. O lobo pode apresentar também listras escuras nas patas.
Nas anomalias congênitas, os fatores causais agiram na fase de formação intrauterina alterando a composição e/ou função do órgão afetado.
O lobo-vermelho apresenta coloração marrom ou amarela, com preto nas costas, podendo apresentar tom avermelhado no focinho, atrás das orelhas e das patas. Eles medem cerca de 1,5 metro e pesam entre 20 e 36 kg. É uma espécie que vive nos Estados Unidos.
Tratamento: depende do tipo de anomalia, sua gravidade e do nível de comprometimento que causa em boca. A exodontia (extração) é indicada quando o surgimento de outro dente é alterado pela presença desta anomalia, quando ela interfere no tratamento ortodôntico ou a estética do sorriso, e caso haja reabsorção em raízes dos dentes ao lado, geralmente é realizada exodontia de dentes supranumerários.
É uma anomalia rara, que se refere aos dentes maiores que o normal (aumento do volume), pode ocorrer tanto no sentido mésio-distal, quanto no longitudinal, ou seja, cérvico-incisal ou cérvico-oclusal (BARROS, 2013; CARNEIRO, 2014; HARKER et al., 2015); geralmente ligada a distúrbios sistêmicos ou síndromes.
Trata-se de uma alteração genética e umas das anomalias mais frequentes. Em casos de microdontia, os dentes são menores do que o tamanho normal. Isso pode ocorrer com apenas um dente ou em diversos.
"A prevenção é muito importante, porém, só será possível em casos em que as anomalias sejam decorrentes de fatores locais ou extrínsecos, como: trauma, medicamentos ou infecções", explica o especialista. E qualquer tratamento será indicado quando for necessário restabelecer a função, estética e autoestima do paciente.
As anomalias podem ser classificadas como hereditárias, congênitas ou adquiridas. Anomalias hereditárias ocorrem quando fatores etiológicos atuam causando alterações na diferenciação das células, gerando modificação na estruturação, tais modificações podem ser constatadas antes ou após o nascimento.
Pode causar dificuldade na erupção do dente e, além disso, para o dente já erupcionado é mais suscetível ao aparecimento de cárie, devido à sua anatomia (CARNEIRO, 2014).
O tratamento vai depender do tipo de anomalia, sua gravidade e do nível de comprometimento que causou ou está causando na sua boca. "As anomalias mais comuns são as de posição, que se caracterizam pela discrepância entre o tamanho do dente e o tamanho da arcada. Nesses casos é indicado o tratamento de ortodontia", explica o expert na área.
Além de sua incrível organização populacional, os lobos também possuem excelentes habilidades de comunicação. Eles conseguem conversar entre si com o uso de gestos corporais e sons que se assemelham à fala. Mostrar os dentes ou as garras é sinal de raiva, por exemplo.
O lobo-etíope é uma espécie endêmica da Etiópia. Apresenta uma coloração avermelhada, mas abaixo do focinho, no pescoço e ventre, sua pelagem é branca. Mede cerca de 1 metro de comprimento e pesa entre 11 e 20 kg.
1a MUDA – aos dois anos e meio, ocorre a erupção das pinças permanentes, com a consequente queda das pinças de leite. Elas alcançarão as opostas em 6 meses. 2a MUDA – aos três anos e meio ocorre a erupção dos médios que chegarão na altura das pinças, aos quatro anos de idade.
Significado de Supranumerário adjetivo Que passa além do número estabelecido: carteiros supranumerários. substantivo masculino O que está a mais; o que é supranumerário.
A alteração dentária observada era proveniente da falha na invaginação da bainha epitelial de Hertwig durante a formação da raiz do dente. Esta alteração pode ocorrer isoladamente ou associada a distúrbios genéticos, tais como Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, entre outros. macrodontia.
O dente decíduo, ou popularmente conhecido “dente de leite”, muitas vezes não é visto como importante devido o seu caráter temporário. No entanto, é através da dentadura decídua que a criança executa as principais funções para o desenvolvimento da face: mastigação, deglutição, fala e respiração.
Dentes do siso
O incisivo central é o primeiro dente do hemi-arco e é o menor dente da dentição humana. Sua coroa é achatada e tem a forma de um cinzel.
Normalmente, após a queda o dente de leite, o dente permanente demora cerca de 1 mês para nascer. No entanto, se o dente de leite cair e o dente permanente não surgir mesmo após 1 ano pode ser necessário colocar uma contenção para manter o espaço necessário para o crescimento dos dentes permanentes.
Quando o dente não nasceu, mas se encontra presente na gengiva, o dentista pode optar por colocar um aparelho ortodôntico para tracionar os dentes, abrindo espaço para que o dente permanente consiga se posicionar e nascer.
Estimular a gengiva com alimentos que precisam da mastigação, como frutas, brócolis e outros vegetais bem cozidos, facilita muito a erupção dos dentes. Além disso, quando o dente rasga, a gengiva pode inflamar, deixando o bebê irritado, e esses alimentos podem ajudar e tornar esse momento menos doloroso.
Nascimento dos dentes: sintomas da dentição