1224 Km/h
Curiosamente, a teoria da Relatividade admite partículas que se moveriam sempre com velocidade maior que a da luz, os táquions. Estas partículas, caso existam, podem ser usadas para violar a causalidade.
"Nada pode ir mais rápido, porque essa é a velocidade do próprio tecido do espaço-tempo. E a luz viaja a essa velocidade. Não é que a luz seja especial nesse sentido, é a própria velocidade que é especial em nosso Universo. Pode haver outros universos nos quais a velocidade máxima seja diferente."
Partículas elementares conhecidas como "neutrinos" foram lançadas do Cern, na Suíça, em direção ao laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália, a 730 km de distância. Segundo os pesquisadores, elas chegaram 60 nanosegundos (ou 60 bilionésimos de segundo) mais rápido do que a luz em seu destino.
Em 22 de setembro passado, a equipe Ópera anunciou que alguns neutrinos haviam percorrido os 730 km superando ligeiramente (por 6 km/s) a velocidade da luz no espaço (cerca de 300.
Em 1932, o italiano Enrico Fermi denominou de neutrinos as partículas que possuíam o restante da energia perdida pelo elemento instável. Em italiano, o termo neutrino significa pequeno nêutron, mas essa partícula não pode ser confundida com os nêutrons, tipo de elemento que constitui o núcleo dos átomos.
É a segunda partícula mais abundante do Universo depois do fóton. ... A maioria dos neutrinos que atravessam a Terra foi produzida no Sol, mas podem originar-se também de reatores nucleares, explosões nucleares, decaimentos radioativos e da interação dos raios cósmicos com as camadas superiores da atmosfera terrestre.
Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino. “Ele pode ter 4 x 10-33 grama,”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Isso equivale a um bilionésimo de trilionésimo de trilionésimo de grama – e dá uma massa 100 milhões de vezes menor que a do próton, que tem 1,67 x 10-24 grama.
O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.
Os nêutrons, como o próprio nome diz, não possuem carga, são neutros. Os prótons e nêutron têm aproximadamente a mesma massa. Os elétrons possuem massa aproximadamente 2.
Quantização da carga elétrica: de acordo com esse princípio, a carga elétrica é quantizada, ou seja, sempre um múltiplo do valor da carga elétrica elementar.
James Chadwick
Ernest Rutherford
Sabe-se que o próton e o nêutron têm, cada um, 1,6 x 10-24 grama (ou 0,g). É infinitamente pequeno, mas ainda assim é 1 840 vezes mais pesado que a massa do elétron, de apenas 9,1 x 10-28 grama.