Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.
Quando você diz que a onda não transporta matéria, você está falando das partículas que compõe a própria onda, neste caso as partículas de água. ... Sendo assim, ele está recebendo o efeito de transporte de energia provocado pela onda, que leva a uma ondulação superficial responsável por impulsiona-lo mecanicamente.
Resposta. Basta ligar uma lanterna. A energia é transportada e a matéria não. Para quem não sabe a energia luminosa é uma energia eletromagnética e tem por natureza a energia luminosa, que é transportada e transformada em calor.
Como frequência e comprimento de onda são grandezas inversamente proporcionais, fica evidente que a cor violeta que tem a maior frequência tem o menor comprimento de onda em relação à cor vermelha que tem menor frequência e, portanto, maior comprimento de onda.
A frequência de uma onda é determinada no instante de sua geração e ela não muda durante a propagação da onda, mesmo que passe por diferentes meios. ... A menor distância entre dois pontos consecutivos nos quais a perturbação se repete é o comprimento de onda, indicado pela letra grega λ (lambda).