Os enfermeiros são formados com competência para o julgamento clínico, produção e gestão do cuidado e da segurança do paciente, bem como para a produção e disseminação de conhecimentos socialmente relevantes.
A teoria de enfermagem pode ser descrita como um instrumento de trabalho que ressalta o conhecimento científico, demonstrando as tendências das visões sobre o processo saúde-doença e a experiência do cuidado terapêutico.
Pode-se concluir que as teorias de enfermagem são de suma importância para a assistência de enfermagem, uma vez que fornecem um subsídio teórico para o desenvolvimento do processo de enfermagem.
2.
Em sua teoria, Peplau opta por descrever o processo de relação interpessoal da enfermagem em quatro fases: orientação, identificação, exploração e resolução. Essas etapas estão superpostas e devem ser consideradas de forma relacionada.
A Teoria do Cuidado Transcultural citada por LEININGER (1985a) enfatiza que há diversidades no cuidado humano, com características que são identificáveis e que podem explicar e justificar a necessidade do cuidado transcultural de enfermagem, de forma que este se ajuste As crenças, valores e modos das culturas, para que ...