Barriga para cima: só aceito se colocado um almofadão embaixo dos joelhos, a fim de evitar lombalgia. O joelho semilevantado faz encaixar o quadril e compensar a lordose (curvatura da lombar). Utilizar travesseiro baixo, para não forçar a cabeça e a cervical. Posição fetal: é a posição mais recomendada.
As causas mais comuns da Lordose são: Acondroplasia: distúrbio do crescimento ósseo, que causa nanismo desproporcional. Discite: inflamação de disco intervertebral ou interarticular. Cifose: curvatura da coluna vertebral que faz com que a parte superior das costas apareça mais arredondada do que o normal.
A hiperlordose consiste na acentuação da curvatura lombar, popularmente conhecida como "bumbum arrebitado". Tal aumento excessivo da convexidade da coluna vertebral normal pode causar dores, em especial, durante atividades que exijam grande esforço ou movimentos repetitivos.
Existem muitas causas de escoliose, incluindo deformidades congênitas da coluna (aquelas presentes no nascimento, ou herdadas ou causadas pelo ambiente), problemas genéticos, problemas neuromusculares e desigualdade de comprimento dos membros.
Lordose é um transtorno devido a uma curvatura excessiva da coluna para dentro. Ela difere das curvas normais da coluna nas regiões cervical, torácica e lombar, as quais são, até certo grau, cifóticas ou lordóticas.
Significado de Lordose substantivo feminino Curvatura anormal, de convexidade anterior, da coluna vertebral.
Prezado (a), lordose e cifose são as curvaturas que possuímos na coluna (cervical, torácica e lombar), quando se fala em retificação da lordose fisiológica cervical significa que teve uma diminuição dessa curva na região do pescoço.
Todos os exercícios que estimulam, igualmente, os dois lados do corpo auxiliam no tratamento e na prevenção da escoliose, como: natação, ioga, Pilates, caminhada, corrida, hidroginástica e, em alguns casos, a musculação.
O ideal é dormir de lado ou de peito para cima. No caso da lombar, varia muito. Tem pacientes que sentem melhora com o tronco inclinado para frente, neste caso o ideal é a rede. Quem sente dores ao inclinar para a frente ou sentado, o ideal é dormir na cama.
Se você já sofre com dores nas costas, dormir de barriga para baixo, por exemplo, pode agravar o incômodo. “O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo.