Na maioria dos casos, a madeira utilizada para esse tipo de trabalho são as mais macias, como o cedro, jaqueira e pinus. Mas, além da madeira, são necessárias algumas ferramentas especificas, como: Formão: trata-se de uma ferramenta de corte para entalhar a madeira.
Escolha a madeira adequada.
Entalhando a madeira. Use um formão para talhar linhas retas. Para criar uma ranhura em V, você terá de talhar cada linha duas vezes, com a ponta da ferramenta inclinada 20° ou 30° relativamente à superfície. Crie um sulco com aproximadamente 1,6 a 3,2 mm de profundidade movendo a ferramenta para a frente e para trás.
A madeira macia é conhecida por apresentar menor resistência, portanto é mais propensa a ter ataques de insetos e fungos. Por este motivo, não usamos no FlexDeck®. A madeira macia pode ser usada em alguns casos para construção civil, produção de celulose, biomassa e entre outras aplicações.
Como entalhar letras na madeira
Alinhe-a com as caixas desenhadas e cole-a com fita para mantê-la no lugar ao escrever. Trace os contornos de cada palavra no estêncil com um lápis. Pressione a ponta do lápis no papel e trace as linhas, concentrando-se apenas nos contornos de cada letra. Pressione com força para que os traços apareçam na madeira.
Fixe com fita adesiva um pedaço de papel vegetal sobre a parte da madeira a ser desenhada e coloque o estêncil em cima deste papel vegetal. Utilize um lápis para desenhar o que você pretende gravar na madeira sobre o stêncil que gravará este desenho na madeira provisoriamente até ser coberto pelos traços do pirógrafo.
Para o acabamento, é interessante fazer o lixamento final com uma lixa número 220 ou 320 porque costumam deixar a madeira bem lisa, mesmo sem a aplicação de qualquer produto. Depois, utilize um pano úmido para retirar resíduos de todo o processo e escolha o acabamento ideal entre cera e verniz.
Escolha as suas lixas Lixas de maior granulação farão um mais fino; já as grossas são para grandes desgastes. Para madeiras envernizadas, por exemplo (que exigem um acabamento mais bem-feito) um modelo número 150 ou 180 é ideal. Para lixar madeiras pintadas, é preciso a lixa própria para madeiras com tinta.
Como lixar o piso de madeira
Lixe toda a superfície da madeira Lixar a peça corretamente é um passo indispensável no processo de envernizar madeira. Lixe toda a superfície da peça com uma lixa grossa, número 80. Caso seja necessário, use uma lixa média, número 100 ou 120. Para o acabamento, use uma lixa fina, número 120.
Use o jornal ou o papelão para proteger as paredes e o chão próximos à peça e pegue os materiais. 2 – Lixe toda a peça usando uma lixa nº 80 (grossa) e depois com uma nº 120 (fina). Lixe seguindo o sentido da própria fibra para não fazer arranhões. 3 – Limpe com pano úmido para tirar pó e sujeira e espere secar bem.
Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.
Terminando com a lixa 120, a próxima lixa é a 180 (120+60). E assim sucessivamente até a remoção total do verniz. É necessário seguir essa regra, pois a lixa que vem depois, remove os riscos da lixa anterior. O lixamento deve ser no sentido dos veios da madeira.
Como remover o verniz
Lave as mãos com água, detergente e uma escovinha Comece enxaguando a pele - caso ainda haja algum resquício do verniz, repita o processo de limpeza com o óleo de cozinha. Depois, aplique um pouco de detergente na pele e, então, use uma escova de unhas (ou uma de dentes velha) para esfregar e remover bem o óleo.
Se lixar é muito cansativo e você deseja resultados mais rápidos, um produto líquido para tirar brilho ou decapantes químicos estão disponíveis para remover o verniz. Use o primeiro produto de acordo com as instruções do fabricante, pois ele precisa ser aplicado com cuidado e os produtos podem variar.
Em um balde, coloque 1 litro de água, 2 colheres de sopa de álcool e 2 colheres de sopa de sabão líquido. Misture bem, mergulhe um pano macio na solução e torça para tirar o excesso de produto. Em seguida, esfregue os móveis e, para finalizar, use uma flanela seca e macia.
Use uma lixa de grão 400 para um acabamento totalmente fosco ou uma lixa de grão 1000 para um acabamento ligeiramente brilhoso. Isso removerá a camada brilhosa da tinta. Para melhores resultados, use uma lixa elétrica, lembrando de proteger os móveis e objetos que estiverem por perto.
Óleo de amêndoas e vinagre branco para dar brilho à madeira. Este polidor caseiro é uma boa alternativa para polir madeiras estragadas ou com manchas difíceis. É uma ótima solução contra as marcas que os copos deixam e contra a perda de brilho do verniz.
As janelas de madeira indicamos limpar com detergente neutro e água morna. Depois, passe um pano macio com óleo de peroba ou linhaça para proteger e dar brilho na madeira. A janela de metal, repita o mesmo processo, mas no acabamento, use vinagre branco de álcool ou produto específico para metal ou inox.
Passe uma demão de verniz diluído em aguarrás na proporção de 1:1, ou seja, a quantidade de verniz da mistura será a mesma de aguarrás. Espere até a secagem total do produto. Isto costuma demorar em torno de oito a 10 horas.
aguarrás
Ele pode ser usado com ou sem diluição em aguarrás, conforme a recomendação do rótulo. ... Pode ser aplicado em áreas internas e externas, em madeira nova ou para repintura, e precisa ser diluído em aguarrás. Deve aplicar de 2 a 3 demãos, conforme a peça. Como se faz a aplicação do verniz para madeira?
APLICAÇÃO: ◦Diluição: Este produto já vem pronto para ser utilizado. Portanto, caso seja necessário diluir, o recomendado é no máximo 5% em volume de água.