A Igreja Católica na Idade Média dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A Igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.
O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.
A arte sacra era valorizada na era medieval, pois a religião predominante era o catolicismo. Na religião católica tinha-se o apelo de imagens, o que fazia que as artes sacras fossem altamente valorizadas.
Na Idade Média (ou medievo), poucas pessoas sabiam ler. Essa atividade era exclusiva dos membros da Igreja (clero) e dos nobres. Portanto, a arte religiosa da Idade Média tinha o intuito de aproximar as pessoas da religiosidade e apresentar um caráter didático.
Ela se desenvolveu em um momento que a Igreja Católica influenciava, supervisionava e filtrava todas as produções científicas e culturais. Portanto, a arte medieval teve o papel de aproximar as pessoas da religiosidade.
Resposta. Resposta: Temas religiosos, que haviam sempre a ideia de retrar as histórias bíblicas. Os artistas da época eram, basicamente, pintores e escultores que decoravam castelos, igrejas e até pequenas capelas, dependendo do que fossem contratados para produzir.
Perfeição; Obras realizadas a partir de modelos vivos; Uso religioso, doméstico ou funerário; Valorização do ser humano.
Resposta. Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns como: - Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos. - O uso da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas.
Figuras deformadas e cenas sem lógica. Abandono da representação das formas de maneira realista. Arbitrariedade no uso das cores. Urbanismo.
- Na pintura, o uso de cores frias e a valorização da perspectiva foram recursos muito utilizados. ... Ao contrário dos escultores barrocos, que pintavam suas obras, os artistas neoclássicos optaram pela cor branca natural do mármore (como os escultores gregos e romanos).
Resposta:harmonia, equilíbrio, cores quentes e frias, racionalismo. Explicação: Eles buscavam os valores estéticos e culturais, recriando as formas artísticas da antiguidade greco-romana.