EQST

Qual A Importncia Do Desenho Na Educaço Infantil?

Qual é a importância do desenho na educação infantil?

O desenho infantil é uma atividade envolvente com diversas possibilidades de exploração. Possui um papel importante no desenvolvimento cognitivo, afetivo e na aprendizagem, expressando os sentimentos da criança, seu caráter através do desenho pode conhecer seus pensamentos descobertas e anseios.

Qual objetivo do desenho de observação?

Os desenhos de observação são fundamentais nos processos de evolução dos desenhos. Através de imagens reais, as crianças aguçam, ampliam suas percepções visuais e conquistam a capacidade de aprender a observar. Elas pensam sobre proporções, formas, cores enquanto registram suas impressões.

Como trabalhar desenho no ensino fundamental?

Atividades variadas para trabalhar o desenho
  1. Desenho de observação. Com lápis sobre papel, os estudantes fizeram de observação de partes de uma árvore ou de pequenos objetos, como conchas e folhas. ...
  2. Colagem. ...
  3. Arte ambiental. ...
  4. Arte efêmera.

O que o desenho trabalha na criança?

Quando a criança desenha, trabalha com a linguagem, conhecimento e imaginação, e isso ajuda na formação da sua subjetividade, além de ser possível identificar como a criança percebe o contexto social e histórico, a qual está inserida.

O que desenhar desenvolve?

Quando é estimulada a desenhar, desenvolve percepção, emoção e inteligência. O desenho infantil é o resultado de tudo o que a criança aprendeu e da conquista da organização dos gestos e dos materiais utilizados para a confecção de suas produções.

Qual é o conceito de desenho de observação?

O Desenho de Observação apresenta conceitos básicos: Enquadramento, Composição, Perspectiva e Proporções e é, sobretudo um meio para se adquirir o domínio sobre os fundamentos do desenho sobre a percepção visual e sobre o espaço no qual se desenvolve, seja ela bi ou tridimensional.

O que observar em um desenho de observação?

No desenho de observação o observar, o contemplar, o analisar, o verificar as cores, as texturas, as formas, as diferenças e semelhanças, ampliam o olhar da criança em sua visão de mundo.

Como trabalhar com desenho na sala de aula?

O professor deve incentivar as crianças a desenhar, sem direcionar os traços e usando não apenas o lápis de cor, mas também materiais variados como areia colorida, papéis com texturas diferentes, tintas e material para colagem.

Qual seria a concepção de desenho?

Em outros termos, o desenho consiste em uma visão representada, graficamente, de uma futura obra. Também pode ser entendido como uma forma de representação que o aluno encontra na tentativa de organizar e reorganizar seu ambiente, pois o desenho possibilita a construção e a reconstrução do que está à sua volta.

O que é o desenho de observação e o desenho abstrato?

Faça 3 desenhos, sendo: A) Desenho de observação - Desenhe o objeto como você o vê, procure fazer as sombras e o máximo de detalhes que conseguir. ... C) Desenho Abstrato – Nesse use a imaginação para recriar o objeto observado, desenhando de uma forma diferente, mas cuidado para não perder a essência do objeto.

O que representa o desenho para a criança?

Em geral, desenhos grandes indicam que as crianças se sentem seguras e confortáveis. Por outro lado, os desenhos com formas pequenas indicam jovens com pouca confiança, bastante reflexivo, ou que precisa de um espaço reduzido para se expressar.

Qual o objetivo de trabalhar desenho livre?

Atividades de desenho livre, proporcionam que as crianças se expressem livremente, colocando seus sentimentos e suas percepções no papel. O professor deve valorizar essas criações, assim as crianças se sentem motivadas, aumentando sua autoestima e o aprendizado.

Qual é a diferença de um desenho de observação e um desenho abstrato?

Desenho Abstrato – é quando criamos a partir da estrutura do objeto observado uma imagem, que não é parecido com o original, pois, na abstração cada artista desenha o que observa da forma como o imagina totalmente diferente do original mas que tem o original em sua essência.