(2008), a educação permanente é um processo educativo, pois possibilita o surgimento de um espaço para pensar e fazer no trabalho, com destaque para o papel fundamental das instituições de saúde no desenvolvimento permanente das capacidades dos profissionais, o qual contribui para o bem-estar social.
Porém, esta entende a educação permanente como uma forma mais abrangente de educação do trabalhador, enquanto formação integral e contínua do ser humano, com um referencial teórico-metodológico problematizador; e, a educação continuada é compreendida como sendo mais estanque, pontual e diretiva.
A educação continuada visa à melhoria e a qualidade na assistência de enfermagem para o cliente sendo para os profissionais da saúde uma alternativa de aprendizado. Através da educação na área enfermagem envolve varias atividades sendo as principais o ato de cuidar, organizar, gerenciar e educar.
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) compreende que a transformação nos serviços, no ensino e na condução do sistema de saúde não pode ser considerada questão simplesmente técnica. Envolve mudança nas relações, nos processos, nos atos de saúde e, principalmente, nas pessoas.
é uma dada forma de combinar técnicas e tecnologias para resolver problemas e atender necessidades de saúde individuais e coletivas.