A importância da citologia baseia-se no conhecimento das diversas estruturas celulares existentes, bem como a interação entre elas, isso inclui o mapeamento das funções das células do corpo humano e de microrganismos que podem ou não serem patógenos.
A citologia é o estudo das células, onde o microscópio é o principal instrumento empregado para a observação e estudo das células, pois o microscópio expande a imagem deixando a vista as células que não podiam ser vistas à olho nú!
O microscópio permite que os alunos vejam objetos minúsculos, ampliando sua imagem em até 1000 vezes, fazendo com que eles consigam ver tudo aquilo que está desenhado nos livros didáticos. Isso facilita muito o aprendizado por tornar mais palpável e real o que até então era visto apenas na teoria.
O microscópio possibilitou o estudo dos organismos, refutando de vez a teoria da abiogênese, permitindo conhecer e estudar os seres, antes invisíveis, causadores de diversas doenças.
Resultado da enquete: Antoni van Leeuwenhoek é considerado o “pai” da Microbiologia. Antoni van Leeuwenhoek (1632-1723) foi um comerciante de tecidos da cidade alemã de Delft e é considerado o fundador da microbiologia. Ele usou microscópios caseiros para descobrir o mundo invisível dos microrganismos.
Leeuwenhoek desenhou bactérias, pela primeira vez, em 1683. numa era de superstições, em que era crença comum que certos seres vivos, como as pulgas, nasciam espontaneamente ou eram produzidas a partir da matéria em decomposição, ele conseguiu provar que até mesmo os seres mais simples se reproduzem.
Antonie van Leeuwenhoek
Os microrganismos foram observados diretamente pela primeira vez por Anton van Leeuwenhoek, considerado o pai da microbiologia. Com base no seu trabalho, o médico Nicolas Andry defendeu em 1700 que os microrganismos a que chamava vermes eram responsáveis pela varíola, entre outras doenças.