Além de ser uma região muscular que auxilia constantemente na caminhada (locomoção), postura e equilíbrio do nosso corpo, tem a importante função de bombear o sangue de volta para o coração, fazendo com que o sangue retorne contra a gravidade em direção a ele.
Tratamento Inicial Procure um médico do esporte. O mesmo deverá determinar o local e a extensão de sua lesão. Idealmente, seu médico prescreverá fisioterapia. Hoje sabe-se que a aplicação de ultrassom pulsado ajuda a absorver o hematoma e reduz o tempo de retorno ao esporte.
Remédios para distensão muscular Os remédios indicados são os anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, sob orientação médica. Passar a pomada de Arnica ou Cataflan no local, além de diminuir a dor, diminui a inflamação, sendo uma boa opção para complementar o tratamento.
Logo após a lesão, o tratamento deve seguir o protocolo denominado de PRICE, sigla em inglês para as ações de Proteção, Repouso, gelo (Ice), Compressão local e Elevação do membro acometido. Nas lesões mais graves, pode ser indicado o uso de muletas.
No dia do treino de pernas, vá no estilo Arnold e deixe o tênis de lado. Treinar descalço pode aumentar a amplitude de movimento de alguns dos exercícios de perna – em especial os de panturrilha – e proporcionar uma contração muscular mais intensa. O resultado é que você vai trabalhar muito mais o músculo.
Exercícios e dicas vão te ajudar a fortalecer o tornozelo e a panturrilha. Confira!
Com a ponta dos pés sob o degrau, eleve o calcanhar mantendo a pressão sob os dedões (hálux) e retorne o calcanhar abaixo da linha do degrau, alongando a panturrilha. A eficiência do exercício está na qualidade de execução, ganhando o máximo de amplitude tanto na contração quanto no alongamento.
Para fazer este exercício deve-se:
Como prevenir a dor?
Antes de entrar em pânico, é importante ter noção do tamanho do problema, que pode ir de um desconforto - devido a um treino mais pesado – a um indicativo de lesão. A panturrilha é um dos principais músculos propulsores e amortecedores do corpo durante a corrida. Por conta disso, é o tempo todo solicitada.
A melhor coisa que você pode fazer para evitar lesões é prestar atenção ao seu corpo e construir uma rotina de exercícios bem arredondada. Fortaleza os seus tornozelos com elevação de calcanhar e exercícios de equilíbrio bi-laterais. Lembre-se de fortalecer também o sei quadril.
A distensão muscular normalmente acontece quando se contrai rapidamente o músculo ou quando há sobrecarga na panturrilha durante o treino, fadiga muscular, postura inadequada ou diminuição da amplitude de movimento.
Como corrigir: Dedique 10 minutos ao início e ao final de seus treinos de corrida para alongar bem as pernas, deixando-as mais flexíveis e leves para o próximo treinamento. Estique todas as partes de seu corpo que são trabalhadas ao correr: quadríceps, glúteos, costas, quadris, pernas.
Depois de iniciar a corrida é muito comum os corredores sentirem dores ou rigidez musculares , e isso é uma consequência normal do exercício. Na maioria dos casos, é leve, iniciando no fim ou logo após o término do treino e com duração de 24 a 48h.
Para aliviar a dor na canela é importante diminuir aos poucos a intensidade da atividade que esteja realizando, para evitar lesões, ficar em repouso e aplicar gelo no local para aliviar a dor e favorecer a cicatrização do tecido inflamado.