O FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. O hormônio folículo-estimulante (FSH) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos.
A prolactina é um hormônio conhecido por ser o principal responsável pela produção do leite materno. Esse hormônio é produzido na adenoipófise, região que fica situada no lobo anterior da hipófise. A prolactina é responsável ainda pela preparação das mamas para receber a produção do leite.
Pode-se dizer que a prolactina está relacionada á síntese e a ocitocina a ejeção do leite. A ocitocina se liga aos receptores nas células mioepiteliais localizadas nos alvéolos provocando contração destas células e consequentemente a ejeção do leite.
Os neurônios túbero-infundibulares, localizados no núcleo arqueado do hipotálamo produzem o neurotransmissor dopamina, o qual é secretado na hipófise anterior e inibe a secreção e a produção da prolactina, além de inibir a proliferação dos lactotropos.
A adenohipófise ou lobo anterior da hipófise é uma glândula que produz diversos hormônios e, entre eles, a prolactina (LTH ou PRL). Esta última atua sobre os ovários, secretando a progesterona, e estimula a produção de leite.
Os antipsicóticos de primeira geração, tais como o haloperidol, trifluoperazina têm o risco consideravelmente maior de aumentar a prolactina, enquanto os antipsicóticos mais modernos como a clozapina, olanzapina, aripiprazol, ziprasidona e zotepina não aumentam ou aumentam em menor grau esse hormônio.
Prolactina
Os alimentos para aumentar o leite materno devem ser ricos em água e energia, para que a mãe consiga produzir leite em volume suficiente para alimentar o bebê. Alguns alimentos que podem ajudar a aumentar a produção de leite materno são a canjica e a gelatina.
Beber mais água A produção de leite materno depende bastante do nível de hidratação da mãe e, por isso, beber 3 a 4 litros de água por dia é essencial para manter uma boa produção de leite. Além da água, também se pode ingerir sucos, chás ou sopas, por exemplo.
Ainda assim, o melhor jeito de garantir um aleitamento saudável para a mãe e o bebê é com uma alimentação equilibrada....Cálcio
Confira o que fazer quando o leite fica escasso e como lidar com fatores que atrapalham a amamentação.
Existem testemunhos de que os chás de funcho e capim-limão, ingeridos regularmente na quantidade de três a quatro xícaras por dia, ajudam a aumentar a produção do leite materno. O mesmo pode-se dizer do chá misto da mamãe.
Modo de preparo Adicionar as sementes ou as folhas de funcho numa xícara de água fervente, tampar e esperar amornar. Coar e beber a seguir.
Algumas formas de usar são:
Um alimento demora 4-6 horas a afetar o leite materno após a ingestão de alimentos pela mãe e isso deve ser tido em conta para determinar qual o alimento suspeito. Depois deve ser excluído da dieta materna durante 2-3 semanas.
Ambas são muito confundidas por possuírem um sabor que lembra o anis proveniente do princípio ativo anetol. Gostaria de saber que planta é essa e qual o seu uso. A planta é o funcho (Foeniculum vulgare) de flores amarelas e folhas rendadas, diferente da popular erva-doce (Pimpinella anisum) que apresenta flores brancas ...
De acordo com a enciclopédia "The Penguin Companion to Food", de Alan Davidson, o endro pertence à família da salsinha e guarda semelhança com a erva-doce. Entretanto, o primeiro é uma planta anual, enquanto a última é perene e possui um sabor anilado que o primeiro não tem.
Aromático, levemente adocicado e com um característico toque de anis, o bulbo do funcho combina especialmente com peixes, mas também pode incrementar massas, sopas ou simplesmente ser servido cru, em saladas. Rico em fibras, é um docinho com poucas calorias: apenas 35 a cada 100 g.
Para que serve a erva-doce e como preparar o chá ... Esta planta possui nome científico de Pimpinella anisum e é usada popularmente para gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça devido as propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispéptica.
7 Remédios caseiros para pressão alta