O etoxietano é mais conhecido como éter etílico, ou apenas éter. No entanto, há pequenas diferenças técnicas que precisam ser compreendidas. O éter é um composto caracterizado por possuir um oxigênio entre dois carbonos. Encontramos uma cadeia de carbono de um lado, uma cadeia de carbono do outro e o oxigênio entre elas. Podemos representar esse esquema da seguinte forma:
Com cerca de 3 horas de duração, a raquidiana age o tempo necessário para o médico realizar a cesariana. “A gestante perde a sensibilidade e os movimentos dos membros inferiores. Sua ação é imediata e a gestante permanece consciente e acordada”, diz a obstetra e ginecologista Erica Mantelli.
Nos dias de hoje, o éter é muito usado como solvente apolar inerte. É comum o uso para se obter reações orgânicas, como extração de gorduras, perfumes, essências e óleos, entre outros produtos. No entanto, a sua venda é monitorada pela Polícia Federal, devido ao fato de também ser o melhor solvente para extrair a cocaína das folhas de coca.
Isso aconteceu em 1846, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, quando o dentista americano Thomas Green Morton, pela primeira vez, usou o éter para realizar uma cirurgia.
Existe um mito de que as costas nunca mais serao as mesas, a dor nas costas aparecem e nunca mais somem, mas esta muito mais ligada a outros problemas de postura e forca muscular do que complicacao da raqui. A mais grave e mais rara complicacao é a meningite e hematoma dural.
Os anestésicos inalados são gases inorgânicos (óxido nitroso) ou hidrocarbonetos (éter, halotano, isoflurano, sevoflurano, desflurano). A teoria mais aceita é que eles atuam na membrana de lipídio dos neurônios impedindo a transmissão de impulsos no sistema nervoso central.
Os compostos do grupo éter estão presentes também em muitos produtos naturais, como o eugenol, presente no cravo-da-índia, a vanilina, principal componente da essência ou aroma de baunilha e que está presente nas vagens secas da orquídea Vanilla planifolia, e a hipofilantina, principal componente do chá de quebra-pedra …
Tempos depois, porém, o clorofórmio foi sendo abandonado aos poucos, devido às inúmeras complicações cardíacas e hepáticas que provoçava. O éter só recentemente – deixou de ser usado, por ser explosivo; o gás hilariante até hoje éutilizado.
Éteres são geralmente incolores, líquidos de cheiro doce. … Por exemplo, éter etílico (CH 3 CH 2 -O-CH 2 CH 3), conhecida simplesmente como éter, foi usado pela primeira vez como um cirúrgico anestésico em 1842.
O nome oficial dos éteres, ou nomenclatura IUPAC, contém a palavra ÓXI entre o nome dos dois grupos. O primeiro nome deve ficar com o prefixo do menor número de carbonos. E o último nome com o nome do hidrocarboneto que contém o maior número de carbonos. Os éteres podem ser cíclicos, ou seja, com a cadeia fechada.
Os estudos iniciais feitos com éter utilizavam o aquecimento do álcool etílico com ácido sulfúrico concentrado para obtê-lo. Por causa disso é que passou a ser chamado de éter sulfúrico. Depois disso, o químico inglês Alexander William Williamson realizou outras experiências de sintetização. Ele conseguiu utilizar a reação de etóxidos no processo, sintetizando os éteres com haletos de alquila. Esse novo método ficou conhecido como Síntese de Williamson.
Se o uso do éter etílico mudou com o passar dos anos, não mudou a sua forma de obtenção. Até hoje ela é feita por meio de álcool etílico e do ácido sulfúrico, até mesmo pela indústria. Atualmente, o processo utiliza a passagem de vapor de álcool sobre alumina.
O éter mais importante é o etoxietano, também chamado éter etílico, éter comum ou éter sulfúrico (porque é preparado a partir do álcool etílico com ácido sulfúrico concentrado a 140°C). Esse composto é utilizado como anestésico, solvente de compostos apolares, como extrator de óleos, gorduras e essências.
A anestesia local é usada para impedir a transmissão de sinais entre uma parte específica do corpo e o cérebro. Ela age bloqueando os canais de sódio nos neurônios, o que barra a transmissão do impulso nervoso para o cérebro – assim, a pessoa “não sabe” que algo dolorido está acontecendo.
O médico escocês Sir James Simpson de Edimburgo foi o primeiro a usá-lo como anestésico em 1847, mas só foi largamente aceito na medicina por volta de 1853. A única anestesia conhecida até o momento era feita à base de álcool e pólvora, aplicada no paciente por via oral.
Foi usado também como anestésico para a extração de dentes e em cirurgias de grande porte, como a feita em meados do século XIX por John Collins, em que ele retirou um tumor de um paciente.
Resposta. A interação entre o oxigênio e carbono é polar, por isso possui baixa polaridade. Mas o vetor polaridade é anulada pelo outro lado .
Bom, a ligação química se estabelece entre os elétrons da camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). Para tanto, duas características são essenciais: A força de atração eletrostática que existe entre as cargas elétricas de sinais opostos; A tendência que os elétrons têm de formar pares.
Ligações químicas são conjunções estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou, no caso de ligações iônicas ou metálicas, agregados atômicos (superátomos) organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na natureza existem por volta de uma centena de elementos químicos.
As ligações químicas representam as forças que os átomos utilizam para se manterem unidos. Mas, porque eles precisam fazer isso? O objetivo de todos os elementos da tabela periódica é se transformar em um gás nobre, que recebe esse nome porque possui estabilidade na camada de valência, ou seja, 8 elétrons.
(UEM-PAS 2017 – MODIFICADA) Quando dois átomos se combinam entre si, dizemos que entre eles se estabeleceu uma ligação química, e esse fenômeno envolve energia. ... 01) Na combinação dos íons cloro e sódio, para formação do sal de cozinha, o tipo de energia envolvida é a energia nuclear.