pela fêmea do mosquito. O Aedes aegypti procria em velocidade extrema e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias.
Como isso acontece? Quando a fêmea do mosquito Aedes pica uma pessoa com a doença, o vírus infecta o inseto. Após um período de oito a doze dias de incubação, o mosquito pode transmitir o vírus para outras pessoas ao picá-las, permanecendo infectado pelo resto de sua vida, que dura de 6 a 8 semanas.
Integrante da família dos flavivírus e classificado como um arbovírus, isto é, aquele que é transmitido por insetos ou outros artrópodes, o vírus da dengue é composto por uma fita única de ácido ribonucléico (RNA), revestida por um envelope de proteína em formato icosaédrico.
Já a síndrome do choque hemorrágico da dengue surgiu de forma epidêmica pela primeira vez na Tailândia em 1958. Coube a Albert Sabin o isolamento pela primeira vez do vírus da dengue: o tipo I na área do mediterrâneo durante a II Guerra Mundial, e o tipo II na região do Pacífico.
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil.
Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes. A segunda infecção por qualquer sorotipo da dengue é, na maioria das vezes, mais grave do que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua seqüência.
A segunda infecção pode ser ainda mais grave. É o que alerta o médico sanitarista da Fiocruz, Cláudio Maierovitch. “Uma vez que (a pessoa) tem a dengue por um desses tipos e que sara desse tipo, ela fica imune, não contrairá novamente dengue por este vírus, mas poderá ter pelos outros três.
Como identificar o mosquito da Dengue (Aedes aegypti)