Lauraceae
Plantas
Além do seu valor nutritivo a Persea americana é amplamente utilizada na Medicina Ayurvédica para o tratamento de várias doenças, tais como hipertensão, dor de estômago, bronquite, diarreia, e diabetes.
Tipos de Abacate
Abacate ou avocado, qual é o melhor?
Abacate Manteiga - Muda Enxertada. Das mais de 500 variedades de abacates que existem no mundo, Manteiga é a mais conhecida. Possui frutos grandes em formato de pêra, polpa macia e não fibroso. Tamanho da muda com aproximadamente 30cm, equivalente à última foto.
Em 100 g do alimento, há 96 calorias e 8,4 g de gordura. Além disso, ele contém fibras, vitaminas do complexo B, K e C, além de potássio e cobre. Há muitos tipos diferentes de abacates, variando em cor, tamanho e forma.
A polpa possui baixo teor de óleo. O caroço é grande e elíptico. A colheita se dá de fevereiro a abril. Fortuna: a planta é vigorosa, imune a verrugose e a antracnose, de produção precoce (a partir do 3º ano).
A casca deve estar verde-clara: assim, você saberá que ele está maduro e bom para o consumo. Se a casca estiver muito brilhante, é sinal de que o abacate ainda não está maduro, mas você pode comprar e deixá-lo em casa até que fique bom para consumo.
Para a colheita, o ideal é aguardar o abacate completar no mínimo 50% do seu desenvolvimento, para garantir que o sabor foi todo processado no período de formação do fruto. Dessa forma, ainda levará 10 dias para a maturação.
6 maneiras diferentes e saudáveis de consumir o abacate
Como amadurecer um abacate com um saco de papel
Para amadurecer, a pessoa tem que estar disposta a ultrapassar barreiras, tomar decisões e assumi-las, não fugir de suas responsabilidades, enfrentar desafios, identificar seus pontos fortes e fracos, superar-se. E não há dúvida de que, quanto maior o autoconhecimento, maior a evolução pessoal.
Considerado uma fruta gordurosa, o abacate é outro alimento verde que pode (e deve) fazer parte da sua dieta. O grande diferencial dessa fruta é que ela possui um alto teor de ômega 3 e outras gorduras benéficas que ajudam a controlar os níveis de colesterol e fazem muito bem à saúde do coração.
Compre o açúcar. Qualquer tipo serve: mascavo, branco, granulado etc. Esse ingrediente amenizará o gosto possivelmente amargo do abacate.
Use temperos para diminuir o amargor dos alimentos. Adicione ervas frescas ou desidratadas, como alho ou pimentas malaguetas, tomates picados, limão, molho de soja ou vinagre aos alimentos amargos, de acordo com sua preferência, enquanto cozinha, para bloquear o amargor.
Além da aparência, o seu sabor também sofre alteração, tornando-se gradualmente mais amargo. O aumento da temperatura é um fator que acelera significativamente este processo. A exposição do abacate a temperaturas elevadas provoca alterações na sua composição que originam substâncias com sabor amargo.
Depois, retire com uma escumadeira e use a calda bem uniforme no preparo de vários doces. O doce de banana ficará dourado se você adicionar uma calda de açúcar queimado com meio limão espremido. Para tirar o gosto amargo do doce de cidra, rale a fruta e misture um pouco de sal. Deixe por dez minutos e depois enxágüe.
Mistura água e açúcar. Aqui, um dos truques é não sujar as bordas da forma (caso você esteja fazendo calda de pudim) ou da panela. Isso evita que o açúcar que fica grudado nessas laterais queime e deixe o preparo amargo.
Coloque as cascas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo, até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por uns 10 minutos. Escorra e despreze a água. Isso diminui o gosto amargo.
Você pode melhorar um molho amargo adicionando uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio (ou sal) e algo doce (mas não muito).
Uma dica: retire a espuma que se forma em cima da fervura, isso pode deixar a geleia amarga. Por fim, acrescente as cascas da laranja. Mas ante, para tirar aquele gosto forte da fruta, coloque as cascas em uma panela com água, junto com uma colher de bicarbonato de sódio. Assim que ferver, lave as cascas em água fria.
Depois que a salada estiver pronta, raspe a casca de 1/2 limão siciliano sobre ela e misture. Cuidado para não usar a parte branca do limão, ela amarga. Eu não uso açúcar, mas, se preferir, pode adoçar a gosto com açúcar ou adoçante. Conserve na geladeira por no máximo 3 dias.
Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).
Pode acontecer de a salada de frutas ficar um pouquinho azeda; para contornar esse problema, é só servi-la com mel. Caso prefira açúcar, adicione-o alguns minutinhos antes de servir para que ele possa dissolver.
Para evitar que frutas como banana, maçã, pera, pêssego, nectarina e abacate escureçam com o passar do tempo, use um suco de fruta cítrica. Assim, você mantém os cubinhos de fruta todos com sua cor original e fresquinhos.
Se você utilizar o liquidificador para fazer o suco, retire a parte branca da laranja. É ela a responsável por deixar o suco amargo e isso também acontece com o limão. Portanto, cuidado! Tenha a máquina certa!
Guarde a salada em um pote de vidro fechado e vá consumindo aos poucos que não tem erro! Obs.: Uma boa dica para garantir que a salada de fruta dure mais tempo é colocar bastante suco de limão ou laranja. Assim, as frutas cortadas ficam submersas no suco ácido, o que faz com que elas demorem bem mais a estragar.