Qual a estrutura dos polmeros? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As moléculas que formam os polímeros são geralmente longas e flexíveis, são macromoléculas, compostas por subunidades estruturais chamadas mero (do grego, “partes”), que se repetem sucessivamente ao longo da cadeia molecular. Um único mero é chamado de monômero; já o termo polímero foi criado para indicar muitos meros.
Como a estrutura molecular de um polímero é classificada?
Homopolímeros: quando na cadeia molecular a macromolécula é composta por monômeros iguais; Copolímeros: a cadeia molecular é formada por coligações de polímeros e monômeros diferentes. Reações de adição: nos polímeros de adição acontecem a quebra da ligação dupla.
Como se dá a classificação dos polímeros?
Os polímeros estão divididos em dois grupos diferentes, denominados polímeros de adição e condensação.
São exemplos de polímeros?
Polímeros sintéticos Os exemplos mais conhecidos dessa opção são: poliestireno, polimetacrilato de metila (acrílico), polipropileno, polietileno e policloreto de vinila (PVC).
Qual a matéria prima dos polímeros?
Os monômeros são a matéria-prima do polímero. Eles possuem o estado líquido, sólido ou até mesmo o gasoso. Para que haja a polimerização, é preciso que exista a “união dos elos”.
Quais são as classificações dos polímeros?
Os polímeros correspondem ao agrupamento de monômeros que ao se ligarem formam macromoléculas. Os polímeros estão divididos em dois grupos diferentes, denominados polímeros de adição e condensação. ...
Qual é a principal aplicação dos polímeros?
Conheça os polímeros de adição, plásticos muito usados no cotidiano, na fabricação de produtos tais como garrafas, brinquedos, panelas, sacolas e materiais de isopor. O náilon, o kevlar, a baquelite e o PET são amplamente empregados em nossa sociedade.
Quais são os principais polímeros e suas aplicações no nosso cotidiano?
É assim que os polipropilenos, polietilenos, ABS, PVC, EVA, poliamida, PET e outros tipos de plásticos se apresentam ao nosso dia a dia. São todos polímeros que auxiliam na produção industrial, de embalagens de isopor a bolas de bilhar.