Sinopse é uma descrição sobre algo, um breve resumo sobre uma obra, um livro, um artigo ou qualquer coisa que possa ser vista ou lida ou em alguns casos ( presenciada). Resenha é como um resumo, mas diferente da sinopse, o autor da mesma precisa resumir, apresentar e defender os seus pontos de vistas.
resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.
O objeto da resenha pode ser um livro, filme, artigo científico, peça de teatro, obras artísticas, partidas esportivas, textos e até videogames. É importante fazê-la em um formato analítico, mas nunca na primeira pessoa. O texto deve ser escrito sem quebras, isto é, sem divisão de subtítulos.
Existem dois tipos de resenha: a crítica e a descritiva. ... Já a resenha crítica, também conhecida como opinativa, apresenta um juízo de valor do leitor sobre o conteúdo resenhado. Nesse tipo de resenha o conteúdo é apresentado com uma indicação ou um alerta sobre a leitura.
A resenha é um gênero textual cuja principal característica é a objetividade. Contudo, é preciso cautela para não confundir objetividade com superficialidade. A resenha é um gênero textual sucinto, cuja principal característica é tecer, de maneira breve, uma crítica sobre determinado assunto. ...
O que é resenha? Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).
A resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. ... Uma resenha pode ser "descritiva" e/ou "crítica". Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor.
Como fazer uma resenha em 7 passos
Como fazer uma resenha em 7 passos
Os passos são um pouco mais simples:
O título atribuído à resenha deve estar centralizado, em negrito, tamanho 12, com letras maiúsculas e não deve ultrapassar duas linhas; no caso de subtítulo, observar letras maiúsculas e minúsculas. ... Em sua extensão, a resenha completa não deve exceder 3 (três) páginas, podendo conter no mínimo 1 (uma) página.
O próprio nome já indica que ela é um pequeno resumo, um apanhado geral das ideias essenciais e sem aprofundamento. Portanto, ela nunca pode ser maior que o texto original. Assim, a síntese é um texto com poucas palavras, no qual é dispensado tudo o que for secundário.
Resenha feita pela ABNT
Comece a resenha fazendo referência ao título e autor do artigo, o título do periódico e o ano de publicação no primeiro parágrafo. Por exemplo: O artigo "O uso de preservativo aumenta a disseminação da SIDA/AIDS", foi escrito pelo padre católico Anthony Zimmerman.