EQST

Qual A Diferença Entre Pinha E Ata?

Qual a diferença entre pinha e ata?

A primeira espécie é o marolo (Annona crassiflora), também chamado de araticum e araticum-do-cerrado. ... A segunda é a Anonna squamosa, chamada de ata, pinha, fruta do conde e anona. Essa fruta, quando madura, fica com a casca verde salpintada de preto; a casca de solta facilmente, "desmontando" as escamas.

Qual é a fruta do conde?

Fruta-do-conde (Annona squamosa): Também chamada de pinha ou ata é uma das espécies mais conhecidas, cultivada comercialmente ou em fundo de quintal em todo o Brasil. Apreciada pelo sabor, apresenta muitas sementes com a polpa aderida.

Qual é a época da fruta do conde?

A colheita ocorre, em São Paulo, entre 110 e 120 dias após a abertura floral, mas pode chegar a 180 dias de acordo com a época do florescimento. Em regiões quentes, o amadurecimento é mais rápido. Com 90 a 100 dias a fruta está pronta para ser apanhada no pé.

Qual a diferença entre a fruta atemóia e graviola?

Se você tem dificuldade para diferenciar a fruta do conde, da pinha, do araticum, da atemoia e da graviola, não se preocupe. Realmente elas são muito parecidas, mas possuem texturas, cheiros e aromas distintos. Ambas pertencem à família Annonaceae e são típicas das regiões de cerrado.

Quanto tempo demora um pé de atemóia para dar?

6 meses

Como cuidar de um pé de atemóia?

Água, solo e espaço A atemoia é planta tropical, de clima quente e úmido, que gosta e exige muita água para seu cultivo. Recomenda-se seu plantio no começo da estação chuvosa e, depois que as chuvas diminuem, é preciso adequar um ritmo de regas que mantenha a terra úmida e a água disponível.

Qual é a origem da fruta atemóia?

(Annonaceae), originária da região tropical do Peru, Equador e Colômbia é um fruto híbrido, derivado do cruzamento da Cherimóia (Annona cherimola, Mill) com a fruta-pinha ou fruta- do-conde (Annona squamosa, L.), (ATEMOIA, 2014).

Quais os benefícios da fruta atemóia?

Ela é considerada uma das melhores frutas do mundo. Isso não é à toa. A atemoia possui altos teores de vitaminas: C, B1, B2, cálcio, ferro, potássio, entre outras. Por possui muito carboidrato, esta é uma fruta indicada para atletas por proporcionar energia rápida e de fonte totalmente natural.

Quais os benefícios da atemoia para a saúde?

Rica em fibras, atemoia ajuda a manter o funcionamento do intestino regulado; Boa fonte de energia por ser rica em carboidratos; Ajuda a reduzir a pressão arterial pela alta concentração de potássio em sua polpa.

Quanto custa o kilo da atemoia?

Preço ao consumidor Bruno Benassi, responsável pela gestão da sede da empresa em São Paulo, estima que o preço da atemoia, que antes variava entre R$ 10 e R$ 12 o quilo no ponto de venda, caia pela metade.

Como saber que está na hora de colher a graviola?

Se a pele estiver levemente enrugada e com uma pequena abertura na parte de baixo, está pronto para comer. Fuja dos que estiverem desmanchando facilmente, esses já passaram do ponto.

O que fazer para o pé de graviola dar frutos?

Como plantar graviola

  1. RAIO X.
  2. SOLO: com textura leve, profundo, bem drenado e arejado.
  3. CLIMA: temperaturas entre 21 ºC e 30 ºC.
  4. ÁREA MÍNIMA: pode ser plantada em pomares caseiros.
  5. COLHEITA: 12 meses após a enxertia ou de cinco a seis meses depois da abertura floral.

Qual o sabor do fruto da graviola?

O fruto em forma ovalada é muito suculento de coloração verde-escuro coberto de espinhos moles (cerdas). A polpa é branca e cremosa. Seu sabor é descrito como uma combinação de morango e abacaxi com ácido cítrico, notas contrastantes com um sabor cremoso subjacente uma reminiscência de coco ou banana.