Localizada na parte interna dos rins, a medula é de cor mais escura e contém oito ou mais estruturas triangulares conhecidas como “pirâmides” renais. O córtex está entre essas duas. Geralmente tem uma cor mais pálida e se estende entre as pirâmides da medula.
Formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, o sistema excretor é composto por um par de rins, um par de ureteres, bexiga e uretra. Sua principal função é eliminar as substâncias que estão em excesso, com o intuito de equilibrar e manter o bom funcionamento da célula com o meio.
Os ureteres são ductos que levam a urina do rim para a bexiga.
Os ureteres são tubos musculares, com cerca de 40 cm (16 polegadas) de comprimento, cuja extremidade superior se une aos rins e a extremidade inferior à bexiga.
O ureter tem como função transportar a urina dos rins para a bexiga, por meio de movimentos peristálticos (ondas) da musculatura lisa. Os ureteres são dois tubos que ligam os rins à bexiga. Fazem parte do aparelho urinário, juntamente com os rins, a bexiga urinária e a uretra.
O néfron é a unidade funcional do rim, ou seja, a estrutura responsável pela formação da urina nesses órgãos. O corpo humano tem dois rins, que apresentam formato semelhante a um feijão e fazem parte do nosso sistema urinário. Em cada rim existem aproximadamente de 600 a 800 mil néfrons.
O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal. O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial no processo de formação da urina.
O néfron é a unidade básica funcional dos rins. É o responsável pela formação da urina, filtragem do sangue e absorção de água, sais minerais e outras substâncias. Um néfron é composto de outras estruturas como o glomérulo, cápsula renal, alça de Henle, túbulos e ductos coletores.
A função do néfron é filtrar os elementos do plasma sanguíneo e eliminar através da urina as excretas indesejadas.
Fazem parte dos néfrons os seguintes componentes: corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal.
Função dos glomérulos A cápsula de Bowman, ou cápsula renal, envolve os glomérulos e todo material filtrado é coletado e enviado para os túbulos renais. O sangue entra nos capilares via arteríolas justa glomerulares e o filtrado glomerular é liberado no espaço de Bowman e flui para o túbulo renal proximal.
A cápsula glomerular conhecida como cápsula de Bowman realiza a primeira fase da filtração do sangue dentro do rim. Os capilares enovelados do Glomérulo, por onde o sangue circula em alta pressão, deixando parte desse sangue derramado na cápsula renal.
Serve como um filtro para remover resíduos orgânicos, excesso de sais inorgânicos e água. Também chamado de cápsula malpighiana. A cápsula de Bowman é uma estrutura dentro do rim de mamíferos onde ocorre a ultrafiltração. A cápsula tem a forma de um copo, com um feixe de capilares no interior conhecido como glomérulo.
Os valores de referência para adultos saudáveis são: acima de 90 mL/min/1,73m2. Contudo, para os cálculos superiores a este valor, a recomendação é assinalar “> 90 mL/min/1,73m2”, devido à incerteza na medição. Naturalmente, ocorre uma diminuição fisiológica da TFG com a idade.
Dentre as variáveis que influenciam de forma significativa na taxa de filtração glomerular, podem ser destacadas: a pressão coloidosmótica dos capilares glomerulares, pressão hidrostática glomerular, resposta miogênica e feedback túbulo glomerular.
Como a TFG é determinada Apesar da creatinina ser a mais utilizada, não é a mais indicada, pois sua concentração pode sofrer interferência de outros fatores, como alimentação, atividade física, doenças inflamatórias e quantidade de massa muscular e, assim, não representa necessariamente a função renal.
“Entre os principais sintomas que acusam problemas nos rins estão a presença de urina no sangue (hematúria), o aparecimento de espuma ao urinar, as dores na região lombar ou próxima aos rins, a frequente necessidade de urinar durante o sono noturno ou ausência de urina, além de indícios que também são comuns a outras ...