A África Mediterrânea, situada ao norte do deserto do Saara, é composta por apenas cinco países (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito), além do território do Saara Ocidental. Já a África Subsaariana, compreende toda a área localizada ao sul do Saara, correspondendo a mais de 75% do continente.
Na África do Sul convivem juntas religiões africanas originárias com a católica, o hinduísmo e o islamismo, por exemplo. Hoje, segundo o último censo nacional realizado, a maioria da população é cristã, cerca de 70%, enquanto apenas 15% da população é adepta de alguma religião tradicional africana.
A África está dividida ou regionalizada conforme a cultura, ou melhor, com a religião praticada em diferentes pontos do continente. De uma forma simples, a África é regionalizada basicamente em África Islâmica e África Subsaariana.
O continente africano abriga duas sub-regiões claramente delimitadas: a África Setentrional (Norte), também chamada Saariana, e a Subsariana (Sul). O limite natural entre ambas é o deserto do Saara. ... A África Subsaariana, bem mais extensa, reúne a maioria da população, predominantemente negra.
Devido a esses aspectos, a África comumente é chamada de “Duas Áfricas”. Essa regionalização deve-se. a) ao fato de o norte do continente apresentar características árabes, mulçumanas e brancas, enquanto o sul apresenta características negras, cristã e animistas.
Islã Islã tem adeptos em toda a África. É a religião predominante na África do Norte, e também predominante na África Ocidental (sobretudo na Costa do Marfim, Gana norte, sudoeste e norte da Nigéria), no Nordeste de África e ao longo da costa da África Oriental.
Com grande diversidade cultural e religiosa, a África do Sul possui uma das maiores riquezas de ouro e diamante do mundo. A religião mais praticada é o Cristianismo, com um razoável número de praticantes das religiões hinduísta, muçulmana, judaica e budista.
A África Branca – também conhecida como África do Norte ou Setentrional – é a porção do continente que se localiza acima do Saara, marcada pela predominância de povos brancos, de origem caucasoide, e pela hegemonia do islamismo.
O continente africano é dividido em duas partes: África Islâmica e África Subsaariana, ambas possuem características distintas em vários aspectos. ... A África Islâmica está localizada ao norte do continente africano, onde há um grande deserto, o Saara; além de regiões com predominância de clima árido e semi-árido.
A África do norte é marcada pelo predomínio da população berbere e árabe que chegaram ao norte do continente durante o processo de expansão do islão, durante o século VII a também elementos dos hamíticos, como os núbios na região do Sudão. Os norte-africanos são aproximadamente 80% caucasianos.
Apresentam características físicas e humanas semelhantes às das nações do Oriente Médio. O clima é desértico e a maioria dos habitantes é de origem árabe e seguidora do islamismo. Apesar de possuir problemas, essa porção do continente detém os melhores indicadores socioeconômicos da África.
A diversidade cultural da África refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. ... Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma.
o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás, da qual surge a umbanda; a capoeira, uma dança-luta praticada pelos antigos escravos criada no Brasil; a culinária, com vários temperos e pratos típicos, como o vatapá, o caruru e o acarajé.
O continente africano é o terceiro maior do mundo. É banhado a leste pelo Oceano Atlântico e a Oeste pelo Oceano Índico. Ao norte, é separado do continente europeu pelo Mar Mediterrâneo; e a nordeste, é separado da Ásia pelo Mar Vermelho e pelo Canal do Suez, localizado no Egito.