Enquanto a Organização Formal é pautada pela lógica e racionalidade, a Organização Informal é pautada pela espontaneidade. Ela está ligada a questões de ordem social, ideias e costumes, que os membros da empresa levam consigo e compartilham no ambiente de trabalho.
Já a Estrutura Informal é aquela cujos laços entre os integrantes são de afinidade, amizade e proximidade. Nesse tipo de estrutura, um auxiliar pode “pular” a hierarquia e se entender diretamente com diretor da empresa, desde que tenha intimidade suficiente.
A comunicação formal é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes no organograma da empresa, é derivada da alta administração. ... O poder da comunicação informal – “O Boato” (documento online) Administradores – O Portal da Administração.
A organização tradicional tem como ponto positivo os valores da empresa como: conformidade previsibilidade estabilidade comando e controle, além de que fica bem claro dentro da hierarquia da empresa a função de cada um.
Existem várias formas de se departamentalizar uma organização: por função, por localização, por produto ou serviço, por clientes, por processos, por projetos, etc. Cada uma delas segue critérios diferentes. ... Esse tipo de departamentalização é usado, às vezes, quando há uma divisão de turnos de trabalho na empresa.
Departamentalização é um conceito básico de organização, ou agrupamento de determinadas informações em que se tem características em comum.
Porque a departamentalização é necessária? ... A departamentalização é uma forma de conseguir homogeneidade e equilíbrio entre as tarefas de cada órgão da empresa, com o objetivo de aumentar a eficiência e gerar maior qualidade no trabalho executado.
A estrutura organizacional matricial é uma solução para empresas que precisam de uma organização mais fluida e dinâmica, com uma funcionalidade menos enrijecida ou burocrática. Isso porque é uma estrutura que descentraliza a responsabilidade e a autoridade, além de formar equipes com membros de diversas especialidades.