→ O balanço de energia envolve utilização da radiação e trocas térmicas; → O balanço de radiação solar é composto por ondas longas e curtas que se distribuem na atmosfera e na superfície terrestre; → O uso do saldo-radiômetro ou estimação por cálculos determina o saldo de radiação ou radiação líquida de uma superfície.
A origem da designação "ondas curtas" está associada com a comparação do seu "comprimento de onda", da ordem de dezenas de metros (sendo por isso também chamadas ondas decamétricas), com o comprimento de onda de outras radiações eletromagnéticas, mais longas, como as ondas médias (ondas hectométricas) e longas (ondas ...
As ondas curtas referem-se à radiação eletromagnética na faixa de frequência de 2 a 100 MHz. Portanto, a terapia de ondas curtas é a aplicação de energia eletromagnética ao corpo em frequências de ondas curtas.
Radiação líquida é o equilíbrio entre a entrada e saída de radiação de ambientes exteriores. O sensor mede o equilíbrio entre radiação solar e infravermelha.
Radiação difusa: luz solar recebida indirectamente, resultante da acção da difracção nas nuvens, nevoeiro, poeiras em suspensão e outros obstáculos na atmosfera. ... Radiação Global: radiação solar total que atinge uma superfície sendo igual a soma da radiação directa, da radiação difusa e da radiação reflectida.
Componente da radiação solar que incide sobre a Terra sem sofrer espalhamento pela atmosfera; ela incide em linha reta sobre a Terra.
O piranômetro é o instrumento padrão para medida de intensidade da radiação solar que atinge uma superfície horizontal. O instrumento consiste de um sensor encerrado num hemisfério transparente que transmite a insolação total (direta mais difusa) em onda curta (< 3,5 ).
Para calcular a constante solar, basta dividir o fluxo de energia que o Sol emite pela proporção de áreas entre a superfície do Sol.
A radiação solar é a energia radiante emitida no espaço interplanetário do sol. Essa radiação é gerada a partir de reações de fusão nuclear que ocorrem no núcleo solar. ... A radiação eletromagnética se propaga no espaço à velocidade da luz.
O primeiro ângulo (azimute solar – a) é em relação ao norte, e mostra a direção do raio solar, já o segundo (altura solar – h) é em relação a superfície mostrará a inclinação desse mesmo raio.
Para obter a incidência solar utilizando a Carta Solar é necessário seguir alguns passos:
Traçar a direção da sombra, estendendo o azimute (Direção = α+180° > face oposta à direção do sol).
A altura solar e o azimute são as informações necessárias para projetar uma sombra em uma determinada hora. Representa graficamente, nos diagramas solares, obstáculos que impedem a visão da abóboda celeste por arte de um observador (ou elemento fixo) em algum ponto.
Pesquisa