Por isso, neste post, vamos entender melhor o que é semântica, os conceitos de polissemia e ambiguidade e a diferença entre ambas, para que você nunca mais as confunda. Separei também alguns exercícios para você praticar. Acompanhe e bons estudos!
Para entender o que é polissemia, é importante compreender a origem dessa palavra. Ela vem do grego ‘polysemos’. Como sabemos, ‘poli’ significa ‘muito’, ‘várias’.
Em contrapartida, a ambiguidade é um vício de linguagem, um erro, pois trata-se de uma frase mal-construída que leva a uma falha no seu entendimento. Por isso, a ambiguidade não pode ser utilizada na redação do Enem ou do vestibular.
a) conjunto de significados, cada um unitário, relacionados com uma mesma forma, ou seja, a polissemia consiste em uma palavra que apresenta vários significados.
Não haveria ambiguidade se a frase fosse "O professor da Maria terminou a aula fazendo apontamentos no caderno dela." ou "O professor da Maria terminou a aula fazendo apontamentos no seu próprio caderno." .
Quando uma palavra, apesar de vários significados, tem um significado preciso pelo seu contexto, temos POLISSEMIA, por exemplo: Joana sentou no banco para terminar de ler seu livro.
( ) Polissemia consiste em agrupar em uma palavras sensações vindas dos vários órgãos do sentido, como em “O sol de outono caía com uma luz pálida e macia”.
Não haveria ambiguidade se frase fosse "Estamos falando acerca de um prato daquele novo restaurante. Faço questão que você experimente o lugar." ou "Estamos falando acerca de um prato daquele novo restaurante. Faço questão que você experimente a comida."
Quando uma palavra, apesar de vários significados, tem um significado preciso pelo seu contexto, temos POLISSEMIA, por exemplo: Joana sentou no banco para terminar de ler seu livro.
Ou seja, polissemia nada mais é do que palavras ou expressões com vários sentidos, que vão depender do contexto em que elas foram inseridas. Lembra-se do exemplo da palavra ‘manga’? Trata-se de uma palavra com carga semântica múltipla.
( ) Na redação oficial, os pronomes de tratamento requerem o verbo na terceira pessoa do plural. Assim, está certa a seguinte oração: “Aguardamos que Vossa Senhoria se manifeste a respeito do nosso pedido”.
Um exemplo: a palavra ‘manga’. Será que estou falando da fruta ou da parte da roupa que fica sobre os braços? Esse é um caso clássico do estudo da semântica: palavras com a mesma grafia, mas significações diferentes.
b) É a tendência que o falante – culto ou inculto – revela em aproximar uma palavra a um determinado significado, com o qual verdadeiramente não se relaciona.
Polissemia é um fato linguístico em que uma palavra que pode ter vários significados. Por exemplo, a palavra mangueira significa árvore da manga e tubo de borracha que usamos para jogar água.
É a relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica - HOMÔNIMOS. As homônimas podem ser: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
São palavras iguais. ... O nosso problema, na realidade, são as palavras homônimas homófonas (= som igual, escrita diferente e significados diferentes). É o caso de conserto e concerto.
As palavras homônimas são classificadas em: Homógrafas: são palavras iguais na grafia e diferentes na pronúncia, por exemplo: colher (verbo) e colher (substantivo); jogo (substantivo) e jogo (verbo); denúncia (substantivo) e denuncia (verbo).
Resposta. Resposta: são palavras iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado. Exemplo: “sessão” (período de tempo) e “seção” (departamento) / “cela” (substantivo) e “sela” (verbo).
Significado de Cabo substantivo masculino Parte por onde se segura ou empunha um objeto, um instrumento, uma ferramenta: o cabo de uma faca.