Perceba que a função f(x) é uma composição de duas funções: sen(x) e x². Então, para derivar f precisamos utilizar a Regra da Cadeia. Para isso, temos que derivar a função seno, repetir o seu arco e multiplicar pela derivada do arco. Portanto, a derivada de sen(x²) é igual a 2x.
Tabela das derivadas das funções trigonométricas
Nesta aplicação interativa, apresenta-se a interpretação geométrica da derivada da função tangente: a função definida por y=1/cos^2(x). O ponto Q é o ponto com a mesma abcissa de P e cuja ordenada corresponde ao declive da reta tangente ao gráfico da função tangente no ponto P . ...
A regra da cadeia estabelece que a derivada de f(g(x)) é f'(g(x))⋅g'(x). Em outras palavras, ela nos ajuda a calcular a derivada de *funções compostas*. Por exemplo, sen(x²) é uma função composta porque pode ser construída como f(g(x)) para f(x)=sen(x) e g(x)=x².
A propriedade que garante formalmente a veracidade de tal conjectura é conhecida como a Regra da Cadeia, que fornece a derivada da função composta. Regra da Cadeia: Sejam y=h(u) e u=g(x) duas funções deriváveis, com , e consideremos a função composta y=f(x)=h[g(x)].
Assim, podemos dizer que a fração representa uma quantidade, isto é, uma forma numérica. Sendo essa então um número, é possível considerar as operações básicas da matemática, como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Como resolver uma equação do primeiro grau Para resolvermos umaa equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.