Qual A Classificaço Da Articulaço Do Ombro?

Qual a classificaço da articulaço do ombro

A articulação glenoumeral, também conhecida como articulação do ombro, é uma articulação sinovial que une o membro superior ao esqueleto axial. É uma articulação do tipo esferoidal, também conhecida como articulação em bola-e-soquete, formada pela fossa glenoide da escápula (gleno-) e pela cabeça do úmero (-umeral).

Articulação do ombro direito vista lateralmente, ilustrando a escápula e o úmero. Os músculos representados são o músculo subescapular (à direita), o músculo infraespinhoso (no canto superior esquerdo) e o músculo redondo menor (no canto inferior esquerdo).

Músculos Escapuloumerais

As atividades do braço dependem não apenas do movimento da articulação glenoumeral, mas também das articulações acromioclavicular, esternoclavicular e escapulotorácica. Juntas, essas três articulações modificam a posição da fossa glenoide em relação à parede torácica, reposicionando a articulação glenoumeral e o membro superior. Isso permite uma maior amplitude de movimentos no ombro:

Para consolidar o seu conhecimento sobre os músculos do manguito rotador complete nosso teste personalizado! Você pode até adicionar ou remover músculos da lista, se quiser.

O ligamento glenoumeral inferior é um ligamento em alça se estendendo entre o labrum glenoidal e a parte inferomedial do colo do úmero. Ele é dividido em duas bandas, anterior e posterior, entre as quais se encontra o recesso axilar. Esse é o mais forte dos três ligamentos glenoumerais, já que é mais espesso e mais longo que os outros dois. Suas duas bandas estabilizam a cabeça do úmero quando o braço é abduzido em um ângulo maior que 90º. A banda anterior limita a rotação externa do braço, enquanto a banda posterior limita sua rotação interna.

Entenda a anatomia do ombro e suas articulações

<b>Entenda a anatomia do ombro e suas articulações</b>

A frouxidão da cápsula permite uma grande mobilidade do membro superior. A estabilização articular depende de ligamentos e tendões que fornecem reforço. A parte anterior da cápsula é espessada pelos três ligamentos glenoumerais, enquanto os tendões dos músculos do manguito rotador se espalham sobre a cápsula, se misturando com a sua superfície externa. Esses tendões formam um revestimento contínuo ao redor da cápsula, composto pelo supra-espinal, superiormente, pelo infra-espinal e redondo menor, posteriormente, pelo subescapular, anteriormente e pelo tendão da cabeça longa do tríceps braquial, inferiormente.

Os principais flexores da articulação glenoumeral são os músculos deltoide (fibras anteriores) e peitoral maior (fibras claviculares). O coracobraquial e a cabeça longa do bíceps braquial auxiliam como músculos flexores fracos.

O ombro é formado por ossos, ligamentos, tendões e músculos que fixam o braço ao dorso. Os três ossos que formam a articulação do ombro incluem a clavícula, a escápula (omoplata) e o úmero (o osso longo do braço).

Superfícies articulares

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

Busquei aprender sobre anatomia do ombro depois de uma queda a cerca de cinquenta dias. Não entendia porque bati com o ombro e o bíceps , cotovelo e mão doíam. Agora já sei inclusive entender os termos técnicos do laudo da minha ressonância. Muito bom parabéns!

Quer acessar esse vídeo?

A adução é produzida pelos músculos peitoral maior, latíssimo do dorso e redondo maior. Esses músculos são conhecidos em conjunto como “músculos da escalada”, já que são poderosos adutores. Alternativamente, eles podem levantar o tronco em direção ao braço, quando este está fixado. Os músculos coracobraquial, redondo menor, a cabeça curta do bíceps, a cabeça longa do tríceps e o deltoide (fibras posteriores) também estão ativos durante esse movimento, dependendo da posição do braço. Os músculos adutores acessórios atuam principalmente para balancear a forte rotação interna produzida pelo peitoral maior e latíssimo do dorso.

O líquido sinovial que preenche as bursas ajuda na mobilidade da articulação. A bursa subacromial-subdeltóidea está localizada entre a cápsula articular e o acrômio ou o músculo deltoide, respectivamente. De forma semelhante, as bursas subcoracoides são encontradas entre a cápsula e o processo coracoide da escápula. A bursa subescapular situa-se entre a cápsula e o tendão subescapular, enquanto a bursa coracobraquial está localizada entre os músculos subescapular e coracobraquial. Essas bursas permitem que as estrutruas do ombro deslizem umas sobre as outras.

Manguito rotador

USMLE™ is a joint program of the Federation of State Medical Boards (FSMB®) and National Board of Medical Examiners (NBME®). MCAT is a registered trademark of the Association of American Medical Colleges (AAMC). NCLEX®, NCLEX-RN®, and NCLEX-PN® are registered trademarks of the National Council of State Boards of Nursing, Inc (NCSBN®). None of the trademark holders are endorsed by nor affiliated with Lecturio.

Os quatro músculos estão firmemente aderidos ao redor da articulação. Individualmente, cada músculo promove um movimento principal, enquanto juntos eles criam uma compressão sobre a concavidade da glenoide. Esse mecanismo de compressão do úmero sobre a glenoide impede a luxação do úmero.

Articulações

Ao participar da cintura escapular, a articulação glenoumeral permite uma ampla gama de movimentos no membro superior: flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e externa e circundução. Na verdade, essa é a articulação mais móvel do corpo humano. Sua ampla gama de movimentos, entretanto, é responsável por uma menor estabilidade, já que as superfícies ósseas apresentam pequena área de contato. Os músculos e estruturas ligamentares da região do ombro fornecem estabilidade para a articulação. Esse grupo de estruturas inclui a cápsula articular, os ligamentos e os tendões dos músculos do manguito rotador. Devido a essas características de alta mobilidade e alta instabilidade, a articulação do ombro é uma das articulações mais frequentemente lesadas no corpo.

Os músculos da coifa dos rotadores estabilizam a articulação do ombro e evitam o descolamento da cabeça do úmero da cavidade glenoideia, através da “compressão da concavidade”, especialmente durante a abdução do braço.

A extensão é realizada pelos músculos latíssimo do dorso, redondo maior, peitoral maior (fibras esternocostais) e pela cabeça longa do bíceps braquial. É importante notar que esses músculos possuem uma ação mais forte quando atuam na extensão do braço flexionado.

A articulação glenoumeral é a articulação entre a cabeça do úmero, que tem formato esférico, e a fossa glenoide da escápula. Como se trata de uma articulação sinovial, ambas as superfícies articulares são recobertas por cartilagem hialina.

Os ligamentos glenoumerais superior, médio e inferior oferecem suporte para a parte inferior da articulação. Eles não são estabilizadores fortes, e atuam limitando a amplitude máxima de certos movimentos do braço:

O ombro tem duas articulações que trabalham juntas para fazer com que o braço se mova. A articulação acromioclavicular (AC) é uma articulação deslizante formada entre a clavícula e o acrômio. O acrômio é a projeção da escápula que forma a ponta do ombro. A articulação AC nos permite levantar o braço acima da cabeça. A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa. Esta articulação permite que o braço se mova em uma rotação circular, bem como se aproxime ou se afaste do corpo. O labrum é um pedaço de cartilagem que forra a cabeça do úmero e o glenoide. Esta cartilagem também ajuda a estabilizar a articulação.

Create your free account or log in to continue reading!

Create your free account or log in to continue reading!

O ligamento glenoumeral superior se estende do tubérculo supraglenóideo da escápula até o aspecto proximal do tubérculo menor do úmero. Juntamente com o ligamento coracoumeral, ele oferece suporte para o intervalo dos rotadores, e impede a translação inferior da cabeça do úmero, especialmente durante a adução do ombro.

A articulação glenoumeral possui uma amplitude de movimento maior do que qualquer outra articulação do corpo. Por ser uma articulação esferoidal, ela permite movimentos em três graus (amplitude máxima de movimento da articulação glenoumeral mostrada entre parênteses):

Quais estruturas articulares estão sempre presentes nas articulações sinoviais?

Além da presença deste líquido, as articulações sinoviais possuem três outras características básicas: cartilagem articular, cápsula articular e cavidade articular.

Quais as estruturas constituintes das articulações sinoviais?

As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial, cápsula articular (DANGELO, FATTINI, 2011).

Qual a classificação morfológica e funcional da articulação do cotovelo?

A articulação do cotovelo é uma articulação sinovial encontrada no membro superior entre o braço e o antebraço. É o ponto de articulação de três ossos: o úmero do braço e o rádio e a ulna do antebraço. A articulação do cotovelo é classificada estruturalmente como uma articulação sinovial.

Qual a classificação funcional da articulação temporomandibular?

A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.

O que é uma articulação esferóide?

Articulação esferóide: também chamada de cotiloide, caracteriza-se por uma estrutura óssea redonda ajustada a uma depressão semelhante a um copo no outro osso. Realiza movimentos de flexão-extensão, abdução-adução, rotação-circundução.

O que é uma Sincondrose?

[ Anatomia ] União de dois ossos por uma cartilagem.

O que são os ligamentos e qual é a sua função?

Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).

Onde se encontra o ligamento?

Os ligamentos, junto aos tendões e músculos, compõem o sistema muscular esquelético. Este, formado pelo esqueleto, abrange, ainda, todos os tecidos brancos que se unem a ele. Confundidos muitas vezes com os tendões, eles apresentam algumas características práticas de identificação. Eles unem ossos entre si.

Quais são os principais ligamentos do corpo humano?

Temos como principais ligamentos anatômicos da coluna: Ligamento Flavo, Ligamento Longitudinal Posterior e Ligamentos Inter e Supraespinhal.

O que são ligamentos Brainly?

Resposta. Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, capazes de promover estabilidade das articulações, tem função de condução do movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência á tração.