As fibras elásticas conferem elasticidade ao tecido. Estão presentes no mesentério, na derme, nos ligamentos elásticos, nas artérias, na cartilagem elástica, nos pulmões e na bexiga. São formadas pelas proteínas fibrilina e elastina.
Fibras elasticas _ As fibras elásticas são formadas por colágeno e elastina e são responsáveis pela propriedade retrátil da pele.
As fibras elásticas constituem o sistema elástico composto por fibras do tipo oxitalânica, elaunínica e elástica. As fibras oxitalânicas não têm elasticidade mas são altamente resistentes à tração, e as fibras elásticas (ricas em elastina) são capazes de se distender facilmente quando submetidas à tração.
Tipos de fibras As fibras colágenas presentes na derme conferem resistência a nossa pele, evitando que ela se rasgue, quando esticada. As fibras elásticas são longos fios de uma proteína chamada elastina. Elas conferem elasticidade ao tecido conjuntivo frouxo, completando a resistência das fibras colágenas.
Função do colágeno Apresenta a função de contribuir com a resistência, coesão e elasticidade dos tecidos em que está presente. Essa proteína é responsável por garantir a integridade da matriz extracelular ou ainda atuar na fixação de células nessa matriz. Também apresenta papel importante na cicatrização e regeneração.
O colágeno é classificado em cinco tipos, sendo os principais do tipo I, II, III. O tipo I é o principal constituinte da pele, tendão, osso e paredes dos vasos, sendo sintetizado pelos fibroblastos, células do músculo liso e osteoblastos.
Ao lado do colágeno, uma das principais proteínas que fazem parte do organismo, a elastina é uma proteínas estrutural das fibras elásticas. Apesar de não estar de forma tão abundante quanto o colágeno, a elastina consiste em fibras mais finas e são responsáveis por dar elasticidade aos tecidos.
Os alimentos que contêm elastina e retardam o envelhecimento da pele
Gengibre - Com um alto teor de vitamina C, ele auxilia na produção tanto do colágeno quanto da elastina. Também é rico em minerais como magnésio, zinco e selênio, que combatem o envelhecimento. Algas - Aqui os benefícios irão variar de acordo com o tipo de alga. O ágar-ágar, por exemplo, possui colágeno por si só.