Ponto de fulgor; • Ponto de combustão; • Ponto de ignição. Para melhor entendimento, a seguir será descrito o processo de cada ponto: É a temperatura mínima em que um combustível desprende vapores ou gases inflamáveis que combinados com o oxigênio do ar e em contato com uma fonte de calor começam a se queimar.
6. PONTOS E TEMPERATURAS IMPORTANTES DO FOGO
Ponto de Combustão: temperatura onde a quantidade de vapores já é suficiente para manter o processo da queima. Ponto de Ignição: temperatura onde a quantidade de vapores inflamáveis já é tão intensa que pega fogo só pelo contato com o oxigênio. Exemplo; ferro de passar.
A do álcool etanol está entre 200° e 300° Celsius enquanto a da parafina da vela chega a 600°. E um fósforo, no instante em que é aceso, chega a 750°. A queima é uma reação entre um material qualquer e o oxigênio do ar, que libera calor. O quanto é liberado depende do que é queimado.
O fogo pode se propagar: Pelo contato da chama em outros combustíveis; • Através do deslocamento de partículas incandescentes; • Pela ação do calor. É a forma pela qual se transmite o calor através do próprio material, de molécu- la a molécula ou de corpo a corpo.
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica (há exceções) entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes.
Um dos principais meios de combater um incêndio é por meio do resfriamento, diminuindo a temperatura. Esse método é ideal para incêndios de classe A, que ocorrem com combustíveis sólidos que queimam na superfície e na sua profundidade, deixando resíduos (cinzas).
Métodos de Extinção do Fogo – Combate a Incêndio
O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.
O ideal é buscar uma toalha ou cobertor para abafar as chamas que estão no corpo da pessoa. "Você pega a toalha e faz o abafamento do local onde está pegando fogo no corpo da pessoa. Sem o oxigênio o fogo acaba.
De acordo com a cirurgiã plástica Kelly Danielle de Araújo, coordenadora do Centro de Queimados do Hospital João XXIII – referência no assunto e para onde os sobreviventes foram encaminhamos –, não é errado jogar água. “A pele fica quente e, às vezes, podem restar alguns componentes químicos na superfície.
Os bombeiros usam vários tipos de equipamento para combater incêndios. Caminhões carregam bombas de água poderosas e mangueiras longas. Escadas e plataformas de altura regulável são usadas para resgatar pessoas e apagar o fogo em edifícios altos.
ABAFADOR: haste de madeira geralmente contendo tiras de mangueira ou até mesmo ramos vegetais verdes, usada para apagar fogo em mato. É também conhecida como “vassoura-de-bruxa”. ABAFAMENTO: ato de abafar o fogo; uma das três técnicas de extinção de incêndio.
Uniforme e luva antichamas Esses equipamentos de proteção, deve conter três camadas protetoras: uma externa, uma barreira protetora e outra térmica. Eles tem como principal função garantir a segurança dos trabalhadores em até temperaturas de 1000ºC.
Prevenir é a palavra de ordem e todos devem colaborar, pois é mais importante evitar incêndios do que apagá-los. Ao primeiro indício de incêndio, transmita o alarme geral e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros. Desligue a chave elétrica geral, em caso de curto-circuito.
– Fogo, reação química de oxidação, onde há liberação de luz e calor. – Incêndio, é o fogo fora de controle. Para ocorrer o fogo é necessário que haja, calor, oxigênio, e combustível, é o que conhecemos por triângulo do fogo, e na falta de algum desses elementos é impossível, que haja fogo.
Ela ocorre quando as partículas do “material combustível” são aquecidas, tornam-se incandescentes e são lançadas para cima. ... Nesse caso, a cabeça do fósforo é o material combustível e, ao raspá-la com certa de força e velocidade na caixa, fazemos com que ela fique aquecida e entre em combustão, liberando luz e calor!
Os incêndios florestais podem ser causados por: – fagulhas provenientes de locomotivas ou de outras maquinas automotoras, consumidoras de carvão ou lenha; – perda de controle de queimadas, realizadas para “limpeza” de compôs; – incendiários e/ou piromaníacos.
Significado de Incêndio substantivo masculino Ação ou efeito de incendiar, de queimar ou de ser consumido pelo fogo.