Podem ser distinguidos três tipos de mucosa bucal: - Mucosa de revestimento; - Mucosa mastigatória; - Mucosa Especializada.
As mucosas são tecidos finos e flexíveis que revestem as cavidades do organismo que se encontram no prolongamento da pele estão abertas para o ambiente exterior. Encontram-se mucosas em cinco zonas do corpo: No sistema digestivo, da boca ao ânus. No sistema respiratório, das narinas aos pulmões.
Significado de Mucoso adjetivo Em que há ou pode conter muco. ... [Anatomia] Que protege algumas cavidades quando estas estão expostas ao contato com o ar; membrana mucosa.
As células do tecido epitelial glandular produzem substâncias chamadas secreções, que podem ser utilizadas e outras partes do corpo ou eliminadas do organismo. Essas secreções podem ser: mucosas, quando espessas e ricas em muco, Ex. glândulas salivares.
As glândulas endócrinas eliminam sua secreção diretamente na corrente sanguínea e, diferentemente das exócrinas, não possuem ducto glandular. O produto dessas glândulas é denominado de hormônio e o conjunto dessas glândulas forma o sistema endócrino.
Em fisiologia, a secreção é o meio através do qual as células descarregam substâncias que produziram internamente para o meio externo. Nos seres humanos e animais, a secreção serve como o meio que o corpo possui para lançar produtos celulares com importância funcional para fora das células secretoras.
Produção de secreções Secreção Gástrica As principais secreções do estômago são: Ácido Clorídrico (HCl), Pepsinas, Fator Intrínseco, Muco, Bicarbonato, Gastrina, Histamina.
Material produzido pela célula, armazenado temporariamente no complexo de Golgi e, posteriormente, liberado para algum local de atuação, como ocorre com as enzimas ou os hormônios.
Mucinas são glicoproteínas, agentes protetores de mucosas e potenciais moléculas de adesão para microrganismos. A bactéria H. pylori coloniza o muco gástrico e adere-se ao epitélio por meio de adesinas que reconhecem receptores nas células superficiais.
Muco e fluido alcalino fornecem proteção ao epitélio contra lesão mecânica e ácido gástrico. A superfície da mucosa gástrica também contém numerosas aberturas de dutos chamadas fossas gástricas, nas quais uma ou mais glândulas gástricas estão vazias.
Os processos de secreção celular são feitos na sequência: a) aparelho de Golgi, retículo endoplasmático granular, retículo endoplasmático agranular, ... secreção. e) retículo endoplasmático agranular, grânulos de secreção, aparelho de Golgi, vesículas de. transferência.
A secreção celular e o complexo golgiense apresentam uma estreita relação, uma vez que é essa organela a responsável por esse importante processo celular. O complexo golgiense é uma importante organela das células eucariontes e apresenta-se em maior quantidade naquelas especializadas no processo de secreção.
A rota secretora e seus componentes A primeira é o retículo endoplasmático, e a segunda, é o complexo de Golgi (Fig. 1). O complexo de Golgi, além de ser uma organela biossintética, funciona como uma importante estação de endereçamento de substâncias que por ela passam. Há duas saídas principais possíveis.
Definem-se como secreção as substâncias produzidas pelas células a partir de outras substâncias presentes na corrente sanguínea. ... Bons exemplos de secreção endócrina são os hormônios, que agem em locais distantes de onde são produzidos por meio de transporte do sangue.
O termo via secretora diz respeito à via pela qual as proteínas produzidas pela célula são libertadas para o meio extracelular. Esta via faz parte do mecanismo de transporte de vesículas da célula.
A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.
Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.