Os dois tipos principais de habitat são os terrestres (em terra) e os aquáticos (na água). Entre os muitos tipos de habitat terrestres figuram as florestas tropicais, os desertos e as montanhas.
Há alguns animais que vivem na terra (porco, cavalo, ovelha, vaca); outros vivem na água (peixes, golfinhos); outros vivem na terra e no ar (pássaros, abelhas, borboletas, joaninhas, saltões) e outros vivem na terra e na água (rã, cobra).
O habitat é o local onde uma espécie vive, e o nicho ecológico são suas interações. Sabemos que cada ser vivo está bem adaptado ao local em que vive. ... Chamamos de habitat o local em que um organismo vive, o ambiente onde ele se encontra.
Um habitat ou hábitat é uma área ecológica ou ambiental que é habitada por uma determinada espécie de animal, planta ou outro organismo. ... É o ambiente natural em que vive um organismo, ou o ambiente físico que envolve uma população de espécies.
O habitat de uma espécie compreende o local ou região determinada na qual os indivíduos vivem ou se desenvolvem. É o lugar no qual o organismo vive. ... O nicho ecológico diz respeito ao conjunto de variáveis ambientais as quais uma espécie está relacionada e inserida. Corresponde à função do ser vivo no ecossistema.
O que é Nicho: ... Nicho ecológico é a parte de um habitat, com condições específicas, é o modo como cada espécie, de animais ou de plantas vivem e sobrevivem. Nicho, em ecologia, é o conjunto de atividades que uma determinada espécie desempenha, como suas refeições, como ela obtém abrigo, se reproduz, etc.
Como veremos, dois organismos com o mesmo nicho não podem sobreviver no mesmo habitat (pois eles competem exatamente pelos mesmos recursos, assim, um levará o outro à extinção). Por outro lado, espécies que possuem nichos que se sobrepõem apenas parcialmente, podem coexistir.
A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.
A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade.