Confira a lista que o Yázigi preparou para você:
É aquele que vive na natureza e não tem (ou não deveria ter) contato com os humanos. Alguns exemplos são a onça-pintada, a arara-azul, o mico-leão-dourado e o jabuti-piranga.
10 animais exóticos que podem ser pets
Os animais silvestres são aqueles animais que não estão acostumados com a presença dos seres humanos. Eles se diferem de animais como o cachorro, o gato e cavalo, pois não passaram pelo processo de domesticação. ... Os animais silvestres apresentam dificuldade em viver com os seres humanos, como cachorros e gatos convivem.
Animal silvestre é todo animal que não é domesticado, vivendo em ambientes naturais tais como florestas, savanas, lagos, oceanos, dentre outros. Os animais silvestres podem ser nativos ou exóticos.
Os animais são seres vivos que precisam se alimentar de plantas ou de outros animais para sobreviver. Muitos deles caçam suas próprias presas, como é o caso dos leões. Milhões de espécies animais vivem espalhadas pela Terra, das geladas zonas polares aos escaldantes desertos.
É fácil entender por que as pessoas compram animais silvestres: elas amam animais. Eles trazem alegria para nossas vidas e, por isso, nós os queremos por perto. Muitos donos de animais silvestres não conhecem o sofrimento diário que esses animais enfrentam.
Os animais ao serem retirados de seu habitat são transportados de forma que não comem, não bebem o que provoca a morte da maioria desses, muitos morrem asfixiados. ... O risco de extinção é bastante grande, já que a maioria dos animais morre e outros novos são capturados para repor os que morreram.
5 – O que fazer quando encontrar alguém vendendo um animal silvestre? Primeiro, não comprar. Em seguida, denunciar às autoridades. Se for na feira livre ou depósito de tráfico, denunciar e fornecer o maior número possível de informações, como local, data, hora, circunstância etc.
Desde a vigência da Lei 5.
Macaco sagui, chinchila e furão são alguns dos animais selvagens que podem ser criados em casa, segundo o IBAMA. Entre os pássaros, cacatua e coruja também são permitidas em cativeiro. Quem prefere bichos mais exóticos pode também domesticar iguana, cobra do milho, tarântula, salamandra e tartaruga tigre d'água.
Esses animais podem ter comportamentos agressivos quando capturados e, ao serem colocados em cativeiro, podem não se desenvolver e reproduzir de maneira adequada. ... Isso significa que animais silvestres não conseguem viver com os seres humanos da mesma forma que os domesticados.
A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirir o animal de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.
Para preencher o formulário de requerimento de licença ou autorização, o interessado deverá acessar o Portal de Serviços do Ibama , clicando no link Login Serviços disponível na parte superior da página do Ibama na Internet, e informar usuário e senha gerados a partir do registro no CTF .
Para manter um bicho-preguiça saudável, ele deve viver em um ambiente com temperatura aproximada entre 26oC e 29oC e umidade de 80%.
animais com idade superior a um ano valem em torno de R$ 3.
São eles: Abelha, Alpaca, Avestruz, Bicho-da-seda, Búfalo, Cabra, Cachorro, Calopsita, Camelo, Camundongo, Canário-do-reino ou Canário-belga, Cavalo, Chinchila, Cisne-negro, Cobaia ou Porquinho-da-India, Codorna-chinesa, Coelho, Diamante-de-gould, Diamante-mandarim, Dromedário, Escargot, Faisão-de-coleira, Gado bovino, ...
Até é possível criar um animal pouco convencional em casa, a exemplo de papagaio, iguana, aranha, cobras, etc. ... No Brasil, o tráfico e o comércio de animais silvestres sem autorização são ilegais e amparados pela Lei n; 9.
Solicitar termo de guarda e de depósito de animais nativos silvestres
Como legalizar um animal silvestre?
Se você quer legalizar o seu papagaio o primeiro passo é se dirigir a sede do Ibama mais próxima de você. É o Ibama o órgão responsável pela conservação e preservação das espécies brasileiras tais como peixes, aves e outros animais. No Ibama o dono do papagaio deve provar a origem do animal.
A criação de papagaio em âmbito doméstico não está sujeita à autorização do IBAMA. O órgão exige apenas a comprovação legal da origem deste papagaio. Na transação comercial realizada para adquirir o papagaio junto ao criatório autorizado, é obtida uma nota fiscal.