Os metabolitos são os produtos intermediários das reacções metabólicas catalisadas pelas várias enzimas que ocorrem naturalmente dentro das pilhas. Este termo é usado geralmente para descrever moléculas pequenas, embora uma aplicação mais larga seja praticada frequentemente.
O metabolismo é o conjunto de reações químicas que continuamente ocorrem em cada célula vegetal. A presença de enzimas específicas garante certa direção a essas reações, denominadas rotas metabólicas. As reações enzimáticas podem ser do tipo anabólico, catabólica e biotransformação.
Os Substratos da respiração são: sacarose, hexoses-P e trioses-P, provenientes da degradação do amido e da fotossíntese, polímeros contendo frutose, lipídios (principalmente triacilgliceróis), ácidos orgânicos e, ocasionalmente, proteínas.
É importante ainda, destacar que os principais substratos da respiração são os carboidratos. e dessa forma o valor de QR em torno de 1,0 parece ser o mais comum. Taiz, L.; Zeiger, E. Fisiologia vegetal.
A inspiração e a expiração são os dois fatores mais importantes para a respiração. Deste modo, notamos que a inspiração ocorre quando a entrada de ar nos pulmões se caracteriza pela contração do diafragma assim como dos músculos intercostais.
A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo, através um centro nervoso localizado na região do bulbo (tronco cerebral). Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).
Explicação: Porque o aumento do metabolismo eleva a concentração sanguínea do CO2, causando acidificação do sangue. Com isso o bulbo é estimulado e intensifica o envio de estímulos pros músculos respiratórios. A intensificação das contrações desses músculos eleva a frequência respiratória.
( A maior parte da energia e gerada pelo oxigênio e carboidratos e as calorias dão a combustão energética). com o este aumento vc começa respirar mais rápido para suprir esta necessidade de oxigênio os batimentos aceleram para levar mais oxigênio e suprir estas necessidades extras.
Taquicardia é um aumento da frequência cardíaca, mais de 100 batidas por minuto, que pode tanto começar nas câmaras inferiores do coração (ventrículos) quanto nas câmaras superiores (átrios). Com estes ritmos elevados, o coração não consegue bombear eficientemente o sangue rico em oxigênio para o resto do seu corpo.
Qualquer atividade fisica acelera o metabolismo, assim aumentando a necessidade de energia, e para produzir esta energia o corpo precisa e mais oxigenio. Com esse aumento vc passa a respirar mais rapido e consequentemente os batimendos cardiacos iram acelerar.
Além dos exercícios físicos, problemas como anemia, hipertireoidismo, febre e até mesmo o uso de alguns medicamentos também podem aumentar a frequência cardíaca. Fora isso, o uso de bebidas alcoólicas, cigarro e até estresse e fortes emoções também podem acelerar o coração.