Para que o processo de comunicação aconteça da melhor maneira possível, é preciso ter alguns componentes básicos atuando corretamente e em conjunto. E quando você entender quais são os elementos da comunicação ficará muito fácil se comunicar bem.
Na prática, entre os canais mais frequentes que fazem parte do dia a dia desse elemento de comunicação estão ar, papel, e-mails, sistemas telefônicos e ondas de luz emitidas pelas telas. Às vezes, dois ou mais canais podem ocorrer ao mesmo tempo.
A existência de ruído é o que levou muitas pessoas a procurar canais de comunicação capazes de controlar muito bem as variáveis que entram em jogo na transmissão de informações. Os programas de troca de mensagens usados pelos sistemas de bate-papo, por exemplo, prestam muita atenção a isso.
Sendo assim, são as partes ou componentes que compõem o processo de comunicação entre um emissor (ou remetente) e um receptor (ou destinatário). Esses elementos, portanto, são essenciais para que a comunicação ocorra de forma eficaz.
Assim, o ruído é um dos elementos mais diversos da comunicação, pois existem diversas maneiras pelas quais uma mensagem pode ser alterada: tanto físicas (falhas eletrônicas na coleta de sinais, material de parede que mantém o remetente e destinatário) como simbólico (erros de digitação, erros no reconhecimento de palavras do software etc.).
Como vimos, existe um debate não resolvido sobre se uma máquina pode ser um receptor, mas, na prática, os sistemas de recepção de sinais são tratados como receptores reais, pois, se não o fizerem, dificultará a compreensão de como essas eletrodomésticos
O contexto é o ambiente espaço-temporal em que a comunicação ocorre. E não se deve esquecer que onde e quando influenciam muito a emissão da mensagem e sua recepção e interpretação . Em torno dos assuntos que se comunicam, sempre há um ambiente mais geral que condiciona todo o processo.
É impossível imaginar a vida sem os elementos da comunicação. Eles podem ser encontrados a todo instante, no cotidiano da nossa linguagem, e se fazem presentes em todo diálogo — que é o grande responsável por proporcionar a interação social.
É o meio pelo qual a mensagem é transmitida. Desse modo, pode ser uma conversa cara a cara, telefone, e-mail, carta, rádio, televisão, internet, entre outros.
Como vimos, a comunicação é definida como sendo um processo dinâmico, que não pode ser capturado na sua totalidade ou de um esquema estático, ou de um modelo descritivo de tipo linear no qual um elemento de comunicação produza o seguinte, e isso produz outro, etc. Ao se comunicar, tudo vem de uma só vez, e não podemos separar cada uma dessas peças e analisá-las isoladamente , separadas das demais.
Denominado igualmente por locutor, ou ainda falante, este é dos elementos da comunicação, o mais importante. Isso porque ele tratará de dar início ao estabelecimento de uma atividade comunicativa. Ao emissor corresponde a função de emitir uma determinada mensagem. Esta, por sua vez, será destinada a um ou vários receptores. As situações podem ser desde um diálogo interpessoal até mesmo uma palestra.
Não esqueça que a comunicação é um processo fundamental para a transmissão de informações entre indivíduos ou grupos de pessoas. E é por meio da comunicação que expressamos nossas ideias, sentimentos e opiniões, e entendemos o que os outros têm a dizer.
Pode ser alguém que escreve, fala, canta, fotografa etc. E como a ideia é não falar sozinho (caso contrário não existe comunicação!), temos também o receptor, como explico a seguir. E qual é a intenção do emissor para o receptor? É transmitir uma mensagem, que também explico já já.
Todos somos, em princípio, emissores. O tempo todo estamos emitindo sinais. Os pesquisadores da Faculdade Invisível, em torno de Gregory Bateson, chamam a isso de comunicar, “tudo comunica, não dá para não comunicar”, quando mais apropriado seria dizer que tudo sinaliza, não dá para não sinalizar. Comportar-se é sinalizar, ele não tem negativo: não dá para não sinalizar.
A mensagem está relacionada a um contexto, também chamado de referente. O contexto ou referente pode ser entendido como o assunto a que a mensagem se refere, ou seja, tudo aquilo que está relacionado a ela.
Exemplo de análise dos elementos da comunicação
Nos três exemplos acima, – Antônio, Marcelo e Rafaela – são emissores das mensagens e passam um recado a um determinado receptor. Nos dois últimos casos, a professora e o médico são os receptores das mensagens.
Em todo ato comunicativo, há um emissor, é ele o responsável por elaborar o texto. O emissor é quem comunica, solicita, expressa seu sentimento, desejo, opinião, enfim, é quem produz a mensagem (escrita, falada ou não verbal).
Relacionada ao “código da comunicação”, a função metalinguística refere-se à metalinguagem, ou seja, ocorre quando o emissor explica um código, usando o próprio código na explicação.
Lista de exercícios
O código nada mais é que o conjunto de signos a serem utilizados para transmissão da mensagem. Podem ser signos gráficos, como palavras, ou ainda signos imagéticos, como representação de cores para significar uma fala.
O ser humano tem necessidade de se comunicar desde períodos pré-históricos. Em 15.000 a.C., as primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. Mas a evolução fez com que novas estratégias de comunicação surgissem, resultando no entendimento entre os indivíduos.
Características dos elementos da comunicação
É o sistema de sinais utilizado para repassar a linguagem, como por exemplo, o idioma. Assim, o elemento representa o conjunto de signos que serão utilizados para transmitir a mensagem da melhor maneira possível.
É a resposta ou reação do receptor à mensagem, que pode ser dada verbalmente ou não verbalmente. Desse modo, o feedback permite ao emissor saber se a mensagem foi compreendida corretamente e se a comunicação foi eficaz.
Também chamado de interlocutor, o receptor é o alvo da mensagem, isto é, quem recebe a mensagem, podendo ser um indivíduo ou um grupo de indivíduos.
- Quais as resoluçes que abordam as tcnicas da psicologia
- Quais as principais ideias da obra Vigiar e Punir
Como é o processo de comunicação?
O processo de comunicação, ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de, por exemplo, uma chamada telefônica. ... Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação.
Qual o papel do emissor no processo de comunicação?
Também chamado de falante ou locutor, o emissor é aquele que transmite a mensagem. Ou seja, é o sujeito que se manifesta por meio do código escolhido por ele e envia a mensagem ao receptor. Assim, o emissor pode ser o primeiro elemento da comunicação que inicia o processo comunicativo.
O que é um canal de comunicação?
Canal de comunicação: meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor. Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.