Os antidepressivos que mais provocam aumento da massa são os tricíclicos e mirtazapina. No entanto, praticamente qualquer inibidor seletivo da receptação de serotonina pode causar ganho de peso, geralmente em menor monta que os anteriores.
Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.
As melhores opções de antidepressivos são a Fluoxetina, a Sertralina ou a Mirtazapina, pois normalmente não provocam alterações no peso.
Deve movimentar-se e estar ativo, o que ajuda a reduzir os efeitos menos positivos da medicação, entre outros, o aumento de peso. Longe vão os tempos em que a pessoa com depressão era excluída da sociedade, da sua rotina, da ida ao ginásio, de uma boa caminhada e do convívio social.
O ganho de peso é muitas vezes relatado como resultado da melhora do quadro depressivo pelo uso da droga, levando a mudanças no apetite e não, simplesmente, decorrente de um efeito colateral da medicação.
Apesar de não atuar no centro de controle da fome, a fluoxetina, que serve para tratar a ansiedade e a depressão, é capaz de levar ao emagrecimento por ajudar a controlar a ansiedade, que muitas vezes é o que leva o indivíduo a comer exageradamente mesmo sem fome.
A substância é o succinato de desvenlafaxina monoidratado, que começa a ser vendido também sob a marca Zodel - um medicamento similar ao original, que garante a mesma eficácia.
De modo geral a sertralina não provoca aumento de peso. Em algumas pessoas há o contrário, perdem peso com muita facilidade, mas há também os que fazem uso do medicamento e a questão de peso não chega a ser um efeito colateral.
6 dicas para você engordar rápido
A seguir, indicamos 6 dicas que são fundamentais para quem está tentando aumentar de peso de forma saudável:
É fato que se ficarmos bastante tempo em jejum, quando comermos novamente, temos maior chance de engordar, pois o corpo aumentará a eficiência do armazenamento de gordura e reduzirá a capacidade de processamento de calorias, assim, engordamos mesmo comendo menos.
16 dicas (infalíveis) para emagrecer e não engordar nunca mais!
Cardápio saudável para emagrecer