A sistematização da Geografia teve inicio em meados do século XIX, com Humboldt e Ritter. Derivando destes dois autores surgem as correntes de pensamento geográfico. Destacam-se como correntes de pensamento geográfico: o Determinismo Ambiental, o Possibilismo, o Método Regional, a Nova Geografia e a Geografia Crítica.
A Determinista acredita que o homem é determinado pelo meio, pela natureza em que vive. A Possibilista acredita que é o homem quem adapta a natureza ás suas necessidades.
São características do espaço geográfico, exceto: * 1 ponto. ... c) O espaço geográfico é composto por elementos naturais e culturais, ou seja, aqueles criados pelas práticas humanas. d) O espaço geográfico sempre se renova, portanto marcas de um passado mais longínquo não são mais visíveis.
Os seres humanos alteram e transformam constantemente o ambiente porque possuem necessidades que são infinitas. Como exemplos destas necessidades, podemos destacar: habitação, alimentação e vestuário. Na necessidade de habitação, o homem desmata áreas de florestas para criar cidades e construir residências.
A paisagem, que é composta por elementos do presente e do passado, é dotada de aspectos naturais e culturais do mundo. ... A paisagem é, pois, os aspectos perceptíveis do espaço geográfico, isto é, a forma como compreendemos o mundo a partir de nossos sentidos, tais como a visão, o olfato, o paladar, entre outros.
A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.
Paisagem Cultural é uma categoria de bem cultural estabelecida pela UNESCO em 1992. O conceito é definido pela interação entre o ambiente natural e as atividades humanas, onde se criam tradições, folclore, arte e outras expressões da cultura, resultando em uma paisagem natural modificada.